A Casa Areia tem quase 800 metros de área construída e está muito próxima a uma área protegida. “Tivemos que trabalhar com um recuo obrigatório de 40 metros. Priorizamos o bloco principal das áreas sociais – que tem um pé-direito bem generoso –, fechamentos de vidro e circulação ampla. O resultado é uma residência confortável e com setorização muito inteligente”, declara a arquiteta Debora Aguiar, autora do projeto.
A casa está localizada em Trancoso, no sul da Bahia, e tem como um dos elementos principais a integração dos espaços com a paisagem. No alto de uma falésia, o terreno é quase um mirante e proporciona uma vista incrível. De um lado está o jardim tropical, que quase invade a residência por meio de grandes vãos fechados com madeira e vidro; do outro, o jardim e o mar podem ser contemplados da varanda e piscina. Tanta natureza privilegia o convívio entre as pessoas ao mesmo tempo em que estabelece uma relação de simbiose com o verde, sem agredi-lo. Para isso, a arquiteta teve a preocupação de preservar as áreas locais com vegetação. “Todas as árvores foram mantidas”, reforça.
Tivemos de trabalhar com um recuo obrigatório de 40 metros. Priorizamos o bloco principal das áreas sociais–que tem um pé-direito bem generoso –, fechamentos de vidro e circulação ampla. O resultado é uma residência confortável e com setorização muito inteligente Debora AguiarNo bloco dos dormitórios o verde também predomina. Todos os quartos abrem para um terraço lateral que passeia pela casa de fora a fora. A vista alcança uma bela área natural de preservação do condomínio. Aberta para a piscina e para o jardim por meio de grandes portas, a suíte máster reserva aos moradores a bela vista ao mesmo tempo em que mantém a privacidade, uma vez que a varanda está localizada a alguns centímetros acima da área social.
“O quarto do casal tem um banheiro e closet – que divide uma grande empena de pedra – cujo fundo dá para a cama do casal. O terraço privativo fica em um nível mais alto em relação ao projeto, sendo possível vislumbrar toda a vista”, conta Debora. Os hóspedes dispõem de quatro suítes nas laterais. Três têm um deck de madeira interligado que favorece o convívio entre os convidados.
A cobertura – semelhante a uma pérgola – tem fechamento de vidro para proteger de insetos e da chuva. Na área de lazer, mais uma vez um grande terraço rouba a cena. “Fizemos esse espaço porque a Bahia convida a curtir uma preguiça, a natureza e a belíssima praia”. Serviço e apoio estão reduzidos apenas à funcionalidade exigida em uma residência. A área gourmet, interligada ao living, abre para o terraço. Ao lado, há uma grande cozinha de auxílio.
O uso de madeira certificada e materiais naturais permeiam toda a residência. Área social – lavabo, estar, área gourmet e varanda – estão integrados e ligados à área de lazer, formada pela piscina e jardim. O pé-direito alto comporta grandes aberturas de madeira e vidro. Piso, paredes e forro em um mesmo tom de areia integram exterior e interior, que lembra um ninho, com seus materiais monocromáticos repletos de aconchego e frescor.
“Os tons suaves usados na arquitetura partem do bege, passam pela cor areia até chegar ao marrom envelhecido, contrastando com o verde do paisagismo e o azul do ensolarado mar e céu de Trancoso. Esta superfície é uma massa monolítica parecida com cimento queimado, cuja pigmentação em tons de fende lembra areia. Daí vem o nome da morada, Casa Areia”, explica Debora Aguiar.
Os materiais são práticos e reúnem palha e fibras sintéticas – fáceis de manter, podem ser lavadas ou limpas apenas com um pano úmido.
A circulação envidraçada desde a parede até o teto dá a impressão de andar dentro de um jardim com o céu como teto. A transparência ilumina e ventila a residência trazendo conforto térmico e contribuindo para o desempenho energético.
Na fachada, brises e vidros pivotantes ajudam na ventilação cruzada desde a frente da casa até a sala. O tempo todo há uma brisa, basta abrir as janelas Debora AguiarDebora explica que para alcançar o máximo de conforto térmico e eficiência energética, a implantação da residência levou em consideração a insolação nas diversas estações do ano. “Esta preocupação possibilitou ventilação cruzada, incidência de sol comedida, sem exagero, que dispensa o uso de ar condicionado nas áreas sociais. Na fachada, brises e vidros pivotantes ajudam na ventilação cruzada desde a frente da casa até a sala. O tempo todo há uma brisa, basta abrir as janelas”.
Com design 100% brasileiro, a casa tem peças de Sérgio Rodrigues, Carlinhos Mota, Etel Carmona, Cláudia Moreira Sales e da arquiteta Debora Aguiar. “Apesar de contemporâneo, trata-se de um projeto que poderia estar inserido em qualquer lugar do mundo. Transcende as características de uma região, é universal com seus generosos panos de vidro, uso de pedras e fachadas autênticas”.
A automação do sistema de iluminação programa diferentes cenas. São luzes diretas e indiretas, com balizadores, arandelas e luminárias de designers internacionais.
Veja a Casa de Praia, da Tammaro Arquitetura e a residência na Barra do Sahy, do Nitsche Arquitetos.
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