Logo Construmarket
Banner

Casa Pavilhão Senador

Casa Pavilhão Senador
Edificada num lote de 391 m², a Casa Pavilhão Senador é rodeada por árvores nativas do cerrado brasileiro. Quem assina o projeto é o escritório Dayala+Rafael Arquitetura. Imagens: Leandro Moura (Estúdio OnzeOnze)
Casa Pavilhão Senador
Casa Pavilhão Senador
Casa Pavilhão Senador
Casa Pavilhão Senador
Casa Pavilhão Senador
Casa Pavilhão Senador
Casa Pavilhão Senador
Casa Pavilhão Senador

Sossego goiano

Texto: Giullia Souza

A primeira reunião de projeto da Casa Pavilhão Senador começou com um pedido especial do cliente: que nenhuma árvore do terreno fosse cortada. Assinada pelo escritório Dayala+Rafael Arquitetura, a morada seria construída em um lote de 391 m², tomado por Pequizeiros, Angicos, Maminha de Porca, Maria Preta e outras inúmeras árvores nativas do cerrado. Assim, não faria sentido a implantação de uma arquitetura que não preservasse a vegetação nativa do bioma goiano.

Pavilhão metálico

Inspirado no “Case Study Houses”, experimento arquitetônico americano baseado na projeção e construção de residências baratas e eficientes, o projeto da Casa Pavilhão Senador é estabelecido em um único volume de estrutura metálica independente, com 45 m² x 8,2 m², dividido em módulos que têm uso alternado entre quartos e áreas comuns. Atuando como um centro distribuidor, a sala de estar é composta por grandes aberturas envidraçadas voltadas à fachada frontal e posterior.

A concepção da casa em forma de pavilhão se deu pela harmonização dos princípios de arquitetura com as severas condições climáticas do Centro-Oeste brasileiro, extremamente quentee seco durante grande parte do ano e com chuvas intensas em alguns meses. Por este motivo, a equipe desenvolveu um projeto que favorecesse o sombreamento e a ventilação cruzada.

Para o lazer da jovem família de moradores, uma extensa piscina foi implantada, sendo uma das poucas intervenções feitas no lote intocado. Livre de cobertura de laje de concreto tradicional, a obra se resumiu a uma construção rápida, limpa e sustentável.

Escritório

  • Local: GO, Brasil
  • Início do projeto: 2018
  • Conclusão da obra: 2018
  • Área do terreno: 1405 m²
  • Área construída: 391 m²
Veja outros projetos relacionados