Logo Construmarket
Banner

Via Ômega

Via Ômega
Tradição e sofisticação revelam-se palavras de ordem na concepção do projeto Edifício Via Ômega, do escritório Dávila Arquitetura. Imagens: Alan Teixeira
Via Ômega
Via Ômega
Via Ômega
Via Ômega
Via Ômega
Via Ômega
Via Ômega
Via Ômega
Via Ômega
Via Ômega
Via Ômega
Via Ômega
Via Ômega

Sobre os pilares modernistas

Texto: Ana Marquez

Localizado em Brasília, o edifício Via Ômega, projetado pelo escritório Dávila Arquitetura, foi erguido sobre os pilares da tradição modernista, com toque de sofisticação e estilo. “Dentro dos conceitos o projeto arquitetônico proporcionou diversos tipos de plantas de apartamentos, para que o prédio pudesse acolher todos os tipos de moradores e investidores”, conta o arquiteto Afonso Walace.

Personalidade

A fachada, inspirada na obra do pintor holandês Piet Mondrian, tem generosos panos de vidro que remontam à tradição modernista de integração entre interior e paisagem. “Em homenagem ao modernismo, utilizamos as proporções áureas na estrutura, assim como painéis de azulejos decorados com motivos geométricos nas áreas comuns”, comenta.

O jogo de formas geométricas utilizado na composição do edifício faz alusão a três conceitos: identidade, com seus formatos idênticos e os quadrados; variedade, com figuras em proporções diferenciadas; e personalidade, evidenciada pelas variadas cores dispostas de maneira livre.

Os materiais utilizados na fachada são o alumínio composto, presente nos brises, e os vidros na cor verde. “Além de atributos como a eficiência energética, esses materiais ajudam a revelar a sofisticação das formas e composições do prédio”, explica o arquiteto.

Escola Moderna é diferencial

Os arquitetos utilizaram um partido de pilotis com pé-direito duplo e solto do chão, no qual somente a estrutura dos pilares toca o solo, garantindo a continuidade e fluidez do espaço público. Compondo este ambiente, os painéis de azulejos revestem e tornam-se um ícone na paisagem imediata.

Os apartamentos são vazados, proporcionando vista para as duas fachadas. Visando um maior aproveitamento dos ambientes privativos, foram projetadas unidades dúplex, com maior espaço útil e menor área de circulação comum.

Iluminação e paisagismo

“O projeto de iluminação visa destacar a beleza dos painéis de azulejos, que seguem a tradição do grande mestre do modernismo Athos Bulcão. Já o projeto paisagístico é simples, mas elegante. Com isso, proporciona um destaque maior da construção, ao mesmo tempo integrando o espaço no qual está inserido”, finaliza Afonso.

Escritório

  • Local: DF, Brasil
  • Área construída: 1500 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados