A estrutura é simples, similar aos galpões industriais, onde predominam o pé-direito duplo – nesse caso, 5 metros –, os espaços abertos e o uso de materiais rústicos como o concreto e o tijolo aparente.
Nessa arquitetura, outros detalhes apontam para a humanização do escritório da Skylab Arquitetos, localizado em Juiz de Fora, Minas Gerais: há uma parede verde no hall de entrada e um jardim natural no meio do layout.
Na construção otimizada e funcional com, aproximadamente, 300 m², criada pelos sócios Frederico Andrade e Guilherme Ferreira, uso de madeira de reflorestamento na fachada e no forro, telhas termoacústicas, paredes de concreto aparente e o uso de muito vidro aliado a portas que se abrem e ventilam os espaços internos levam à quase total eficiência energética e térmica. “No prédio, dividido em dois pavimentos, apenas a sala de reunião tem ar-condicionado”, explica o arquiteto Frederico Andrade.
A nova sede é maior, possui área para carros, e é visualmente integrada a uma mata nativa de preservação permanente de 10 mil m². “Por isso optamos pelo uso do vidro temperado, que permite a contemplação da natureza ao redor”, observa o profissional.
Praticamente todas as atividades acontecem no nível térreo, onde se localizam a recepção, as salas de reunião e da diretoria, os lavabos para clientes e funcionários, o depósito, a produção, a copa e a área externa com jardim.
No pavimento superior está a área administrativa e um espaço para relaxamento com pufes, tevê e videogame para os colaboradores.
Escritório
Veja outros projetos relacionados
Termos mais buscados