Logo Construmarket
Banner

Casa Tempo HC

Casa Tempo HC
Com influência da arquitetura colonial portuguesa, a Casa Tempo HC, situada em Itupeva (SP), reúne elegância e simplicidade em seus espaços fluidos, marcados pelo uso de materiais naturais, como madeira e tijolo. Imagens: Guilherme Pucci
Casa Tempo HC
Casa Tempo HC
Casa Tempo HC
Casa Tempo HC
Casa Tempo HC
Casa Tempo HC
Casa Tempo HC
Casa Tempo HC
Casa Tempo HC
Casa Tempo HC
Casa Tempo HC
Casa Tempo HC

Para um viver simples

Texto: Juliana Bernardino

Os projetos de arquitetura e de interiores da Casa Tempo HC foram executados com máxima sinergia e com um objetivo comum: resgatar um viver simples, a partir de ambientes bem planejados, integrados e permeados pelo verde.

Juntos nessa missão trabalharam nomes de peso da arquitetura, como Dado Castello Branco (responsável pelo projeto arquitetônico) e o Studio L Arquitetura (que assina o projeto de interiores). A execução da obra ficou a cargo da construtora LAR ID.

Situada no luxuoso condomínio Fazenda da Grama, em Itupeva, interior de São Paulo, a morada faz uma releitura do estilo colonial português e das casas bandeiristas, mas com uma proposta atual e tropicalizada, com amplas aberturas.

Além dos grandes vãos, são destaques da Casa Tempo as paredes largas, a integração entre interno e externo, a riqueza de detalhes e a busca por um viver descomplicado, que preza pelos momentos em família.

Alinhado a essa proposta está o emprego de materiais simples, como o tijolo, a madeira e o ladrilho hidráulico – soluções que se transformam com o tempo, trazendo charme e conforto.

No projeto de interiores, foram adicionados tecidos rústicos e trama de palha que combinam elegância e simplicidade. Apesar dos tons neutros predominantes na decoração, com grande uso da cor branca, foram inseridos alguns detalhes coloridos e artesanais, que conferem personalidade aos espaços.

Os detalhes minimalistas e os elementos naturais estão presentes em cada ambiente da residência, que conta com 5 suítes e 763 metros quadrados de construção. O coração da morada é a sala íntima, que se liga com fluidez à área externa e outros espaços. O piso de tijolo, usado em todos esses ambientes, dá um sentido de uniformidade e integração, além de reforçar o estilo colonial e trazer aconchego e bem-estar aos moradores.

Paisagismo

Complementando o projeto arquitetônico, o paisagismo – assinado por Gil Fialho – vai muito além de questões estéticas e cria importantes espaços de vivência.

Fialho trouxe espécies nativas, árvores frutíferas e uma horta, além de espaços de sombra que promovem o convívio entre os moradores.

 

Escritório

  • Local: SP, Brasil
  • Conclusão da obra: 2022
  • Área construída: 763 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados