Com cerca de 105 m², a Growing UP – Clínica Pediátrica, localizada em São Paulo, foi projetada pelo escritório paulistano Dabus Arquitetura, para atender desde crianças recém-nascidas até adolescentes. “Este projeto arquitetônico tem design exclusivo, conceito instigante e layout dinâmico, que otimiza da melhor maneira cada metro quadrado”, comenta a arquiteta Heloisa Dabus.
Segundo Dabus, um dos desafios do projeto foi criar uma ambientação que acolhesse de forma apropriada as distintas faixas etárias. A arquiteta também buscou desenvolver um mobiliário com design leve, mas ao mesmo tempo bem reforçado.
"Precisávamos de um ambiente descontraído que transmitisse alegria e instigasse a imaginação. Sendo assim, a Growing UP – Clínica Pediátrica conta com um espaço lúdico para as crianças brincarem e exercitarem a criatividade e um espaço cyber que privilegia a privacidade dos adolescentes enquanto esperam para ser atendidos. O resultado foi uma clínica divertida, mas ao mesmo tempo elegante", relata Dabus.
Como os proprietários não queriam que o consultório ficasse com ares de hospital, os arquitetos usaram cores vibrantes e elementos inusitados, como as bancadas de iPad com suportes divertidos, as paredes revestidas em vinílico que imita madeira e os quadros coloridos.
“Médicos parceiros da Growing UP – Clínica Pediátrica chegaram a comentar que algumas crianças gostaram tanto que pediram para voltar”, compartilha Dabus.
Na área lúdica da recepção foram usadas luminárias pendentes e robustas com forma orgânica que transmitem a sensação de imersão em um espaço cenográfico. Os demais ambientes foram iluminados somente com lâmpadas em LED.
O projeto da Growing UP – Clínica Pediátrica tinha a inclusão e a acessibilidade como suas prioridades. O design visa à proporcionar de forma adequada e segura uma experiência visual, tátil e acústica que seja acolhedora, inusitada e instigue a curiosidade das crianças. “Nosso método construtivo é sempre o mais econômico possível levando em conta a qualidade e o prazo”, conta.
Mesmo com uma metragem quadrada reduzida, foi possível criar ambientes com sensação de amplitude ao utilizar painéis perfurados como divisórias e cores claras nas salas de atendimento.
O design de interiores é exclusivo em todos os aspectos do projeto. Sendo uma obra nova, o escritório optou por fazer todas as paredes em drywall com tratamento acústico por ser um ambiente que exige confidencialidade.
Escritório
Termos mais buscados