A Casa Joazeiro – cuja construção tem 300 m² – foi projetada pelo escritório Cupertino Arquitetura e está localizada em Perdizes, um bairro antigo de São Paulo com construções com mais de 40 anos. Devido às condições do terreno e à legislação, os arquitetos tiveram que inverter o programa da residência, deixando-a voltada para os fundos.
Em uma cota mais elevada, a casa fica a 50 m de uma famosa avenida na Zona Oeste. Já o lado oposto fica à frente de uma generosa área verde. A impressão é que a casa está inserida no meio de uma ampla vegetação.
A residência tem um programa pouco convencional: os quartos ficam no nível da rua e as áreas sociais – sala de estar e jantar e cozinha – ficam em um nível abaixo. Essa distribuição permitiu a fluidez entre os espaços.
“A legislação, ao contrário das casas vizinhas construídas há 40 anos, exigiu que o limite de altura da construção acompanhasse o desnível do terreno, por isso a nova construção fica muito abaixo das outras casas. Com isso, buscamos por um programa que privilegiasse a luz solar no nível inferior”, explica o arquiteto Jaime Cupertino.
Como solução, o escritório desenvolveu o programa dos quartos em dois volumes separados: um é vazio com total transparência para que a luz entre e ilumine todo o andar. O outro ganhou fechamentos com tijolos vermelhos, já que abriga a suíte principal.
“Criamos um desenho regular em tijolos de barro comum, quase uma textura, e fomos dentro desta matriz criando fechamentos opacos ou transparentes conforme o programa interno orientava”, conta o arquiteto. Isso permitiu a entrada de iluminação e ventilação naturais para dentro dos ambientes, sem perder a privacidade.
Veja outros projetos integrados com a natureza:
Hotel Villa Amazônia, por AMZ Arquitetos
Casa da Montanha II, por David Guerra Arquitetura e Interiores
Casa CR, por Obra Arquitetos
Escritório
Veja outros projetos relacionados
Termos mais buscados