Logo Construmarket
Banner

Casa 7x37

Casa 7x37
Em plena metrópole e a 1 km da residência fixa dos proprietários, uma casa de final de semana é erguida com foco na qualidade de vida, no lazer e na tranquilidade. Imagens: Rafaela Netto
Casa 7x37
Casa 7x37
Casa 7x37
Casa 7x37
Casa 7x37
Casa 7x37
Casa 7x37
Casa 7x37
Casa 7x37
Casa 7x37
Casa 7x37
Casa 7x37
Casa 7x37
Casa 7x37
Casa 7x37
Casa 7x37
Casa 7x37
Casa 7x37
Casa 7x37
Casa 7x37

Lazer guia construção

Texto: Gabrielle Victoriano

Embora estivessem resolvidos a construir um imóvel voltado ao lazer, os proprietários da casa de final de semana 7x37 queriam a todo custo evitar ter de passar horas na estrada para chegar ao campo ou à praia. Foi com esse pensamento que eles decidiram construir uma morada ali mesmo na cidade onde moram, a gigantesca São Paulo – e o fato mais curioso é que a casa fica a menos de 1 km de distância do apartamento do casal.

Construída em um amplo terreno, com 259 metros quadrados, a residência ficou com 185 metros quadrados de área útil – ou 214 metros quadrados se consideradas as varandas. “Eles nos pediram uma construção não muito grande, com espaços flexíveis, churrasqueira, piscina mediana e duas suítes", explicam as arquitetas e autoras do projeto Clara Reynaldo e Cecilia Reichstul, do escritório CR2 Arquitetura.

Flexibilidade e integração

Para atender à flexibilidade requisitada, a cozinha vira sala e vice-versa. O tamanho da piscina foi estudado para dividir espaço com uma área gramada. E as suítes foram planejadas para atender ao uso dos clientes e seus familiares, que frequentemente visitam cidade. A Casa de Final de Semana 7x37 também teria de se adaptar à moradia permanente de uma família, caso os donos atuais decidissem vendê-la.

Outro ponto valorizado é a integração dos espaços fechados com o jardim, que faz a residência parecer maior do que realmente é. Exemplo disso são os quartos localizados no andar superior. Todos estão voltados para varandas com pergolado de madeira e ora têm vista para o jardim interno, ora para as árvores da arborizada rua.

Cecilia Reichstul descreve o jardim como um elemento articulador dos espaços da casa. “Desde o início ele representava muito para casal, era o diferencial entre este imóvel e a atual morada”.

Flexível, o layout da cozinha permite que ela vire sala e vice-versa Foto: Rafaela Netto

Painel inspira projeto

Na área externa, no jardim e na piscina, o painel do artista Athos Bulcão na parede inspira e serve de ponto de partida para o projeto. A obra é uma homenagem à arquitetura modernista brasileira e à cliente, natural da cidade de Brasília, onde cresceu vendo o trabalho do artista. “A proprietária teve participação intensiva na paginação das peças que compõem o painel. Isso foi possível a partir da autorização da Fundação Athos Bulcão, que apenas orientou que evitássemos círculos fechados ou repetições visíveis durante a composição", contam as arquitetas.

Os ambientes internos e externos da Casa de Final de Semana 7x37 são conectados e rodeados por um extenso deck de madeira que se inicia na calçada e termina no fundo do terreno. Espaços de lazer do térreo, sala de TV e cozinha/estar estão voltados para o painel. Multiuso, o estar e a cozinha são integrados e têm em comum uma grande bancada ao longo da parede lateral, na qual estão instalados pias, fogão, churrasqueira, geladeira e armários.

Construção racional

No terreno de 7 x 37 m, existia uma antiga escola de natação que ocupava 100% da área. As arquitetas e os proprietários tomaram a decisão de demolir e erguer um novo partido, racional, com canteiro de obra otimizado.

“Optamos por um sistema construtivo com estrutura metálica, com vigas e pilares que chegam prontos à obra para serem montados em poucos dias. O uso de lajes secas – painel wall e alvenarias em drywall – também permitiu agilizar a construção, finalizada em apenas oito meses”, declara Clara Reynaldo.

Materiais de fácil manutenção

Todos os acabamentos oferecem facilidade de manutenção e limpeza. A ideia era ter uma residência na qual todos ficassem à vontade, sem a preocupação, por exemplo, de circular molhado pelos espaços após um banho de piscina. No térreo, o revestimento é o granilite; no andar superior, onde ficam os dormitórios, a madeira foi o material escolhido para oferecer conforto e aconchego.

Áreas internas e externas mostram-se integradas visual e espacialmente, por meio de grandes vãos de caixilhos e fechamentos com vidro transparente. O deck de madeira existente ao longo da casa tem a função de indicar o percurso externo. Ele liga desde o acesso principal até a sala de TV localizada no fundo do lote. O uso da pedra portuguesa estende-se da garagem à calçada.


Veja outros projetos de casas de fim de semana:


Casa de Fim de Semana, do escritório spbr Arquitetos
Casa GCP, do escritório Bernardes Arquitetura
Casa de Campo – Rio de Janeiro, do escritório Índio da Costa
Residência em Samambaia, do escritório Rodrigo Simão Arquitetura

Escritório

  • Local: SP, Brasil
  • Início do projeto: 2012
  • Conclusão da obra: 2013
  • Área do terreno: 259 m²
  • Área construída: 185 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados