O projeto de uma casa essencialmente urbana, localizada em São Paulo, cujo terreno de 10 x 38 m era rodeado por edifícios, foi o cenário vislumbrado pelas arquitetas Cecília Reichstul e Clara Reynaldo, da CR2 Arquitetura, ao serem convidadas para implantar essa moradia. A residência deveria oferecer privacidade em meio à selva de pedras, ter estilo contemporâneo e ser aberta para o jardim.
A dupla esboçou para o térreo uma grande caixa retangular de concreto que serve como invólucro e interliga a área construída ao jardim, ao mesmo tempo em que delimita a área social e resguarda os moradores da vista da vizinhança. A iluminação natural é proporcionada por rasgos nesse primeiro pavimento – que reúne garagem, copa, cozinha, estar, jantar e área de serviço – todos voltados e integrados às laterais ajardinadas por grandes painéis de vidro.
Vidro, concreto e madeira dão identidade à construção e definem blocos, separando os usos. A dureza do concreto é suavizada pelos feixes de luz; enquanto a delicadeza da madeira isola espaços de uso restrito, como a área de serviço e o escritório. O vidro, que permeia toda a construção, confere leveza ao conjunto.
Escritório
Termos mais buscados