Localizada dentro de um condomínio privado na cidade de Goiânia, a Casa Corten foi pensada para atender as necessidades de um jovem casal com seus filhos pequenos. O primeiro desafio foi vencer o declive acentuado, e para isso, o escritório Costaveras Arquitetos setorizou a casa em três níveis: no subsolo está a garagem e a área de serviços; no térreo, as áreas sociais; e no primeiro pavimento a área íntima.
A partir dessas premissas, surgiram os volumes que marcam o projeto. Uma grande caixa de concreto protendido abriga a entrada social da casa. Um painel horizontal em aço corten estica a fachada frontal e se abre para o living principal, que interage diretamente com a varanda e a piscina, gerando máxima integração entre os ambientes. Duas caixas menores, que formam as suítes e o home office, se interseccionam no pavimento superior, gerando encaixes e balanços que dão movimento ao conjunto.
O escritório, em determinados trechos, usou a estrutura metálica como solução estética e funcional. Sobre a piscina, um grande pergolado funciona como um forro, ajudando também no sombreamento. No pavimento superior, o pergolado metálico serve como elemento de ligação entre a suíte máster e o home office, gerando uma varanda íntima de contemplação para o casal.
Além disso, usaram concreto ripado, aço corten, madeira ripada e pedra moledo. Os arquitetos tratam as fachadas de uma maneira sutil, dando atemporalidade à casa. A paleta de cores é bastante neutra, ajudando a receber o mobiliário e a decoração.
A natureza está por todos os lados! Ao redor da casa, no térreo, no segundo pavimento e na entrada, onde há um caminho com chão de pedra.
Os espaços abertos e integrados do bloco social recebem iluminação e ventilação naturais. Além disso, os arquitetos exploraram a ventilação cruzada, que possibilita a circulação do ar por todos os cômodos.
O paisagismo é exuberante, com folhagem bastante tropical com o intuito de dar privacidade e proteção para a piscina. A preocupação com o sol foi importante. Isso aparece em todas as fachadas, onde tratamos os painéis de abertura com treliças de madeira que servem de filtro para o sol da tarde. Na varanda gourmet, grandes brise-soleils em chapas de aço corten controlam a entrada do sol da manhã.
Escritório
Termos mais buscados