Logo Construmarket
Banner

Residência Lago Sul

Residência Lago Sul
Receptiva e integrada ao entorno, residência conecta-se às áreas de uso comum priorizando a transparência. Imagens: Haruo Mikami e C.B. Aragão
Residência Lago Sul
Residência Lago Sul
Residência Lago Sul
Residência Lago Sul
Residência Lago Sul
Residência Lago Sul
Residência Lago Sul
Residência Lago Sul
Residência Lago Sul
Residência Lago Sul

Em total sintonia

Texto: Marina Cabral

Totalmente adequada à topografia, a casa localizada no Lago Sul, em Brasília, é distribuída em três níveis e com volumes valorizados quando vistos por todos os ângulos. Seu acesso principal forma um jardim integrado à rua. “A residência cria uma ótima relação entre o público e o privado. Diferente das construções residenciais desta região – que costumam dominar as vias – ela merece destaque por ser mais afastada. E possui as áreas ajardinadas visíveis da rua, formando uma extensão do espaço público”, ressaltam Sérgio Roberto Parada e Rodrigo Biavati, arquitetos responsáveis pelo projeto.

Diferenciais

A interligação entre o exterior e o interior – que valoriza as vistas tanto para a cidade, quanto para os jardins do entorno – foi a principal premissa da proposta arquitetônica, formada através da transparência concedida pelos grandes painéis de vidro, utilizados com critérios que visam a proteção solar. “Transparência e integração são diferenciais do projeto”, pontua Sérgio Roberto Parada.

A volumetria – que busca caracterizar cada atividade – é outro aspecto de destaque. Os três níveis da casa estão definidos como acesso e área social no pavimento térreo, área íntima no primeiro pavimento e espaços de lazer e serviços no pavimento inferior. “O volume mais elevado, formado por um grande cubo de vidro protegido por painéis perfurados em alumínio, está caracterizado pelos ambientes de estar. O volume mais baixo, no acesso à residência, contempla cozinha e apoio. No outro volume transversal, localizado no pavimento superior, está a área íntima; e no pavimento térreo – integrado aos ambientes de estar – estão os espaços de refeição, cozinha gourmet e varandas, que se integram diretamente com a piscina”, explica Rodrigo Biavati.

E é justamente essa área social que funciona como o coração da residência. “A partir dela, distribuímos todos os ambientes de descanso, trabalho e lazer, com volumes conectados”, destacam.

Materiais

De estrutura predominante em concreto armado, a residência é revestida com emboço rústico pintado na cor branca. A área social ampla, com pé-direito duplo, é fechada em grande parte por esquadrias de alumínio e vidro. Esta área é protegida do sol pelo grande painel de alumínio perfurado, que filtra a entrada de luz durante o dia. “Esse grande painel merece destaque por enfatizar o principal volume da obra”, enfatizam os arquitetos.

 

Escritório

  • Local: DF, Brasil
  • Início do projeto: 2008
  • Conclusão da obra: 2011
  • Área do terreno: 1.320 m²
  • Área construída: 808 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados