Totalmente adequada à topografia, a casa localizada no Lago Sul, em Brasília, é distribuída em três níveis e com volumes valorizados quando vistos por todos os ângulos. Seu acesso principal forma um jardim integrado à rua. “A residência cria uma ótima relação entre o público e o privado. Diferente das construções residenciais desta região – que costumam dominar as vias – ela merece destaque por ser mais afastada. E possui as áreas ajardinadas visíveis da rua, formando uma extensão do espaço público”, ressaltam Sérgio Roberto Parada e Rodrigo Biavati, arquitetos responsáveis pelo projeto.
A interligação entre o exterior e o interior – que valoriza as vistas tanto para a cidade, quanto para os jardins do entorno – foi a principal premissa da proposta arquitetônica, formada através da transparência concedida pelos grandes painéis de vidro, utilizados com critérios que visam a proteção solar. “Transparência e integração são diferenciais do projeto”, pontua Sérgio Roberto Parada.
A volumetria – que busca caracterizar cada atividade – é outro aspecto de destaque. Os três níveis da casa estão definidos como acesso e área social no pavimento térreo, área íntima no primeiro pavimento e espaços de lazer e serviços no pavimento inferior. “O volume mais elevado, formado por um grande cubo de vidro protegido por painéis perfurados em alumínio, está caracterizado pelos ambientes de estar. O volume mais baixo, no acesso à residência, contempla cozinha e apoio. No outro volume transversal, localizado no pavimento superior, está a área íntima; e no pavimento térreo – integrado aos ambientes de estar – estão os espaços de refeição, cozinha gourmet e varandas, que se integram diretamente com a piscina”, explica Rodrigo Biavati.
E é justamente essa área social que funciona como o coração da residência. “A partir dela, distribuímos todos os ambientes de descanso, trabalho e lazer, com volumes conectados”, destacam.
De estrutura predominante em concreto armado, a residência é revestida com emboço rústico pintado na cor branca. A área social ampla, com pé-direito duplo, é fechada em grande parte por esquadrias de alumínio e vidro. Esta área é protegida do sol pelo grande painel de alumínio perfurado, que filtra a entrada de luz durante o dia. “Esse grande painel merece destaque por enfatizar o principal volume da obra”, enfatizam os arquitetos.
Escritório
Termos mais buscados