Texto: Naíza Ximenes
Privacidade, integração e eficiência — esses são os conceitos que definem o projeto da Casa A3L, segundo o escritório de arquitetura Obra Arquitetos. Com o desafio de criar uma morada em um terreno de esquina e declive significativo, a equipe de projetistas apostou em três níveis diferentes para conceber o design da residência.
Por fora, na parede que fica no sul do lote, apenas três elementos são vistos facilmente: um grande muro, um pórtico e muita vegetação entre a calçada e o recuo frontal — estratégias que proporcionam toda a privacidade possível para os moradores. A sutileza da caixilharia preta e do concreto aparente em toda a estrutura dão um vislumbre do conceito industrial da decoração.
Ao contornar o muro e alcançar a parede a oeste da casa, há duas opções: entrar pelo portão rebaixado da garagem, na extremidade mais próxima, ou pela porta para pedestres, na extremidade mais distante. Uma vez dentro da garagem, que também atua como uma área de lazer devido ao amplo espaço e vegetação, um dos destaques da Casa A3L fica evidente: o formato em “U” da estrutura de concreto, que cria um pátio central no projeto.
A garagem, além de estar na primeira ponta do “U”, também está no nível mais alto do terreno, marcado por pilares circulares de cor preta e dispostos na diagonal. Nessa porção, a construção começa a se revelar a partir da área de serviços — onde o vestiário, o depósito, um lavabo e a lavanderia foram implantados.
Em seguida, há uma parte da área social do projeto, que compreende churrasqueira e área gourmet, no exterior, e cozinha, despensa, sala de jantar e um outro lavabo, no interior. Os ambientes são separados por portas de vidro de correr com caixilharia preta, que integram os espaços.
O design da área gourmet é todo em tons de cinza. Os armários são de um tom mais escuro, a mesa de um tom mais claro, os equipamentos são de inox e as paredes são de concreto aparente.
Na cozinha, do outro lado da porta, o conceito segue o mesmo, com uma grande ilha separando-a da sala de jantar (que também é de concreto). A única diferença se dá pela comprida mesa de jantar, de seis lugares, que é de madeira.
Ao descer os primeiros degraus, que estão 80 centímetros abaixo do primeiro plano, a piscina de formato assimétrico preenche o espaço central do “U”. O piso passa a ser de pedras envoltas por grama, que dão um caráter mais paisagístico ao espaço e preenchem todo o chão até a sala de estar, separada da área externa por mais portas de vidro de correr.
No interior da casa, a sala de estar fica ao lado da sala de TV, ambas com sofás cinzas que ficam de costas para o pátio. Na sala de estar, o móvel se volta para a lareira de concreto, e, na sala de TV, para a televisão. Há, ainda, uma rampa atrás da lareira que é cercada por arbustos e conecta os três níveis da casa. Ela é coberta por um pergolado de concreto e leva a um pequeno hall de entrada, no acesso para moradores.
Descendo mais alguns degraus — e outros 80 centímetros abaixo do nível intermediário —, fica a área íntima da casa. Na parede, há um extenso móvel preto que forma uma mesa gigante flutuante, acompanhada de algumas cadeiras que compreendem o escritório. Há portas nas três laterais do escritório, e cada uma delas dá acesso a uma das quatro suítes, incluindo a suíte master. Todas ganharam vista para a vegetação dos fundos do lote.
O pé-direito de três metros e os vitrôs sobre as portas foram pensados para proporcionar tanto iluminação natural quanto ventilação cruzada abundante em toda a casa.
Confira outros projetos de Obra Arquitetos:
Escritório
Termos mais buscados