A premissa para o projeto arquitetônico do Corporativo PADV, localizado em São Paulo, era ser uma empresa com áreas sociais agradáveis para os colaboradores, aliadas a uma obra com orçamento controlado. "A funcionalidade e o aproveitamento máximo dos espaços de trabalho foi o ponto fundamental no layout", comenta o arquiteto Gustavo Arbex, do escritório Gustavo Arbex Arquitetos.
O escritório adotou o conceito de recepção sem mesa, no qual o cliente é recepcionado diretamente pelos colaboradores que farão a reunião, além disso conta apenas com poltronas para que a espera seja rápida. Trata-se de uma área de circulação única, que integra os demais ambientes, com destaque para a parede lateral que possui um painel volumétrico metálico em aço corten paginado, trazendo robustez e sobriedade para quem entra.
A parede oposta ao painel metálico e também a que emoldura a janela da sala de reunião e do setor financeiro foram revestidas com textura de cimento tecnológico para contrastar com as madeiras de cores mais quentes do ambiente.
"Aliar materiais interessantes sem custos elevados foi nosso objetivo principal", conta.
Como a ideia era socializar os colaboradores em um ambiente claro e agradável, os mobiliários escolhidos junto ao painel de vidro fazem o papel de harmonizar o espaço. "Usamos linhas modernas e pós-modernas; traços racionais e leves; e um pouco de minimalismo nos painéis. São algumas características que levamos em consideração no projeto", relata o arquiteto.
Até o arquivo deslizante faz parte do design de interiores, enquanto o servidor fica instalado dentro de um grande armário.
Apenas a sala do diretor apresenta separação física das demais, por precisar de privacidade em reuniões menores. Então, foi criada uma divisória em vidro fosco duplo, que traz conforto acústico sem fechar a luminosidade e sensação de amplitude.
O espaço de circulação também é beneficiado pelo sistema de ventilação cruzada.
O projeto conta com um sistema de iluminação discreto nas áreas sociais e na sala de reunião, que têm também sancas distribuídas em razoável simetria e posicionadas propositalmente na periferia do conjunto. Esse tipo de iluminação ajuda a valorizar o painel e marcar a entrada do escritório.
As janelas, por sua vez, permitem que funcionários e frequentadores desfrutem da bela vista, mas conta com persianas que controlam a insolação, o que também colabora para o uso dos equipamentos de áudio e vídeo em conferências e apresentações.
Escritório
Veja outros projetos relacionados
Termos mais buscados