Uma “casca” de concreto arredondada abraça todo o térreo da Casa Navio e define a volumetria deste projeto assinado pela Construtora ArcTeto. Enquanto a parte frontal se fecha para o sol do norte através da madeira, a posterior mantém-se aberta para a área de lazer em função das janelas e portas de vidro.
Como contam as arquitetas Érika e Maria Luisa Adorno, autoras do projeto arquitetônico, a inspiração para a “casca” veio das formas da natureza. Ao envolver a parte térrea, ela garante a similaridade das fachadas (norte/sul), exceto pelos volumes que compõem o corpo superior.
Em termos de acesso, a Casa Navio dispõe os caminhos nas laterais do terreno. Na porção que fica à direita, o painel de madeira ripada protege a garagem e, adiante, uma escada presa à parede conduz à área de lazer descoberta. Nesse ambiente, a principal atração é o jardim vertical que se estende por quase todo o deck de madeira.
Do outro lado, uma pequena passarela com guarda-corpo de vidro direciona o visitante a uma porta pivotante que caracteriza a entrada principal da residência. Quando fechada, ela se mimetiza ao volume de madeira que reveste a fachada principal. Segundo Érika e Maria Luisa Adorno, vale lembrar que o material é ecológico, pois substitui a madeira natural por um composto de pó de madeira e polímeros.
Desse mesmo lado também é possível acessar diretamente a área de lazer externa. Abaixo da passarela do acesso principal, a passagem segue marcada por lajes de quartzita micácea em meio a britas e ao jardim.
Devido ao desnível do terreno, a casa conta ainda com um salão multiúso que fica 1,40 metro abaixo do nível da área de lazer ao ar livre. “Vigas e pilares em concreto aparente, bem como o forro de cedrinho, conferem um aspecto mais aconchegante ao ambiente”, descrevem as arquitetas.
O volume do segundo andar, que abriga suíte máster com closet, banheiro e caixa d’água, fica em balanço sob a varanda. Erguida em vigas de concreto protendido, a estrutura reduz o peso das cargas permanentes e, por isso, diminui os custos em relação às fundações.
Ainda no andar de cima, outras duas suítes fazem parte do volume branco que foi inclinado a leste para permitir a entrada do sol da manhã.
A Casa Navio abre-se para o sul (fundo) através de amplas aberturas. No pavimento térreo, grandes portas de correr em alumínio e vidro integram os ambientes internos à varanda, estendendo o estar. Para conectá-los visualmente à área de lazer, que fica um nível abaixo, foi utilizado guarda-corpo em vidros temperado e laminado.
Desse mesmo material são feitos os guarda-corpos do segundo pavimento, que ainda possui três grandes portas-balcões de correr, proporcionando uma vista privilegiada.
Escritório
Termos mais buscados