Logo Construmarket
Banner

Casa da Montanha

Casa da Montanha
A Casa da Montanha foi desenvolvida pelo escritório Sabella Arquitetura, que buscou projetar ambientes voltados à bela vista da Serra da Mantiqueira (MG). Imagens: Maíra Acayaba
Casa da Montanha
Casa da Montanha
Casa da Montanha
Casa da Montanha
Casa da Montanha
Casa da Montanha
Casa da Montanha
Casa da Montanha
Casa da Montanha
Casa da Montanha
Casa da Montanha
Casa da Montanha
Casa da Montanha
Casa da Montanha
Casa da Montanha
Casa da Montanha

Paisagem emoldurada

Texto: Vitória Oliveira

Os arquitetos do escritório Sabella Arquitetura foram convidados para projetar a Casa da Montanha, que leva esse nome por estar inserida no topo de uma montanha na Serra da Mantiqueira (MG). A pedido dos moradores, a residência recebeu elementos rústicos que remetem às características da região.

“A premissa foi construir a casa ao redor de um pátio – que deu origem à área de lazer dos moradores –, conectando as áreas sociais e íntima com a belíssima paisagem da região”, conta o arquiteto Frederico Sabella.

Layout

A residência foi dividida em dois blocos: social, composto por sala de estar, jantar e cozinha; e íntimo, que conta ao todo com seis suítes. No projeto, os arquitetos exploraram a integração dos espaços e voltaram a área social e as suítes para a paisagem horizontal.

Área de lazer

A área de lazer é delimitada pelas pedras do próprio terreno, o que modernizou o projeto e deu uma sensação agradável de isolamento.

O pergolado protege da luz solar direta e moderniza a área de lazer da casa Foto: Maíra Acayaba

O pergolado protege o ambiente da luz solar direta e é um espaço ideal para os momentos de lazer e descanso da família. A piscina com borda infinita é uma moldura para a belíssima paisagem mineira. Um tronco de uma araucária combalida transformou-se em um extenso banco.

Materiais

Devido ao clima frio, a solução foi utilizar materiais atérmicos como o tijolo, que foi colocado no piso da área externa. A madeira, que pode ser vista no fechamento dos ambientes e nas estruturas da casa, foi reaproveitada de uma antiga tulha de café e os pisos dos dormitórios são de demolição.

O design de interiores possui a mesma aparência rústica que os arquitetos projetaram para a construção. Na sala de estar e jantar e nas suítes foram utilizadas peças de madeira e couro, enquanto o mármore e o metal predominam na cozinha.

“A casa foi posicionada ao Norte da região mineira, a fim de receber luz solar direta e inibir os ventos gélidos do Sul”, diz o arquiteto. Na Casa da Montanha, os arquitetos exploraram ventilação cruzada e a iluminação natural entre os ambientes, mantendo o conforto térmico no interior da residência.

A residência é térrea e conta com circulações livres e ambientes com dimensões suficientes para acessibilidade.

Veja na Galeria da Arquitetura outros projetos de casas na montanha:

Residência RLW, por Jacobsen Arquitetura

Residência LD, por Anastasia Arquitetos

Casa da Montanha II, por David Guerra Arquitetura e Interiores

Escritório

  • Local: MG, Brasil
  • Início do projeto: 2013
  • Conclusão da obra: 2015
  • Área do terreno: 550 m²
  • Área construída: 417 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados