Logo Construmarket
Banner

Casa L14

Casa L14
O escritório Coletivo Arquitetura foi convidado a projetar uma residência unifamiliar para um casal jovem que buscava um refúgio em meio ao caos urbano das cidades brasileiras. Imagens: Ricardo Ourique
Casa L14
Casa L14
Casa L14
Casa L14
Casa L14
Casa L14

Um lar aconchegante

Texto: Vitória Oliveira

O escritório Coletivo Arquitetura foi convidado a para projetar uma residência unifamiliar para um casal jovem que buscava um refúgio do caos urbano das cidades brasileiras. O principal desejo do casal era uma casa acolhedora que priorizasse a funcionalidade e a integração dos ambientes sociais para receber amigos e familiares.

A Casa L14 possui 254 m² que são distribuídos, principalmente, para as atividades sociais. Para concepção do projeto, utilizamos arquitetura contemporânea enaltecendo na materialidade a brutalidade do concreto aparente e a rusticidade do tijolo.

A fachada frontal é marcada pela materialidade do vidro e da madeira presentes no pé-direito duplo da sala de estar. Na fachada leste, o tijolo é emoldurado pelo volume branco superior com uma grande subtração rompendo com a monotonia volumétrica.

Na fachada posterior o concreto aparente retorna em grandes planos que demarcam as áreas sociais e a cozinha. A brutalidade fria do concreto é contraposta pelo tijolo e a madeira sendo o grande destaque da residência.

O acesso principal a casa acontece no patamar que se alonga da porta até a escada dando a sensação ao visitante de uma sala de estar com rebaixo de piso, porém sem delimitá-la. A escada percorre toda a sala de estar terminando na “ponte” de conexão que dá ao corredor íntimo. Algo sutil que garante um percurso charmoso ao longo do pé-direito duplo.

A materialidade da madeira também se estende e adentra a residência com o concreto aparente e a madeira. Para compor a cozinha, tons escuros dão um caráter de maior requinte.

“Para nós do escritório foi muito satisfatório projetar espaços que representam todos os desejos dos clientes através de uma arquitetura que busca na simplicidade das formas e na força da materialidade, criar ambientes cheios de significado abrigando a vida de seus usuários”, conta a equipe do escritório.

Os espaços abertos e integrados do bloco social recebem iluminação e ventilação naturais. Além disso, os arquitetos exploraram a ventilação cruzada, que possibilita a circulação do ar por todos os cômodos.

Escritório

  • Local: RS, Brasil
  • Conclusão da obra: 2018
  • Área do terreno: 521 m²
  • Área construída: 254 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados