O escritório Co-Direction Interior Design reformou uma típica residência de Dali – cidade chinesa que fica na província de Yunnan –, transformando-a no moderno Change Vacation Hotel. Os arquitetos preservaram o caráter público da antiga construção, evidenciando a circulação por meio de pátios e varandas únicas. De maneira poética, bambus, tijolos e uma tela artística ajudam a manter vivas as tradições da região.
Segundo Jiang Xiao-Lin, fundador e diretor de projeto do Co-Direction, a concepção de uma arquitetura ‘livre’ origina do próprio nome do empreendimento. Numa tradução literal, a expressão Change Vacation Hotel significa “hotel de férias de mudança” e foi retirada de um poema de Tao Yuanming – artista chinês que viveu na dinastia Song.
Conhecido como o grande poeta dos “Campos e Jardins”, Yuanming escrevia sobre a beleza e um estilo de vida livre distante da cidade. Foi esse conceito de liberdade que o proprietário do Change Vacation Hotel decidiu estabelecer em seu negócio. “O cliente queria um espaço onde os hóspedes pudessem conversar com pessoas de lugares diferentes”, relatam os arquitetos no memorial descritivo do projeto.
A cidade de Dali é habitada pela minoria étnica Bai, cuja cultura exerce grande influência, sobretudo, na arquitetura local. As residências, por exemplo, adotam alguns padrões, entre eles o que os habitantes costumam chamar de San Fang Yi Zhao Bi.
Além dos beirais pontiagudos e curvilíneos, esse tipo de construção é formado por três volumes dispostos em “U” e uma parede utilizada como mural artístico. A soma disso resulta num vazio central, que serve como pátio no qual as pessoas podem interagir.
No hotel Change Vacation, todas essas características de antiga casa San Fang Yi Zhao Bi foram conservadas. E mais: os dois andares são favorecidos por uma varanda comum a todos os apartamentos, já que também apresenta a mesma conformação em “U” do conjunto inteiro. Entre longos pilares, a piscina – que ocupa boa parte do pátio térreo –, reflete, poeticamente, o céu e as estruturas do empreedimento.
A arquitetura do povo Bai ainda está presente no Change Vacation Hotel através da utilização de alguns materiais. Entre paredes de tijolos cinzentos, o bambu desenha detalhes nas portas e teto do pátio.
Em contrapartida, o interior do hotel – tanto as áreas comuns quanto os 19 quartos – ganhou um design mais moderno, especialmente em função do mobiliário.
Escritório
Termos mais buscados