Um projeto de apelo nacional. A responsabilidade do Estúdio 41 ao projetar a sede da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) era criar um espaço que traduzisse a partir da arquitetura a importância do edifício para o País.
O programa, inserido em Brasília, é marcado pelo ‘pilotis’ que recebe o fluxo das pessoas que vêm da rua. Neste saguão se distribuem as entradas do público e dos funcionários.
No embasamento estão os pavimentos inferiores que comportam as garagens. Já no topo há uma área exclusiva para eventos. Já a caixa suspensa é destinada a abrigar as áreas de uso administrativo.
Junto à edificação estão a praça ampliada da rua e o pátio ajardinado. A junção de uma grande área com a via urbana, além dos 20 m de recuo frontal, acaba com as sensações de distanciamento e de não permanência, considerando as grandes avenidas e poucos espaços de proveito público na cidade.
Já o grande pátio central ajardinado significa a divisão da área construída com o meio ambiente, se configura como um ‘oásis’ que serve de refúgio ao clima seco da cidade e ainda confere iluminação e ventilação naturais à edificação.
Escritório
Termos mais buscados