Para se transformar na elegante e iluminada Clínica Médica, uma antiga residência – localizada no Jardim Europa, em São Paulo – passou por um retrofit, visando a adaptar-se às necessidades de um ambiente de saúde na forma normativa, funcional e estética. “Antes da reforma, o imóvel residencial tinha fachada, divisão de cômodos típica e acabamentos antigos e deteriorados. Para transformá-lo, tivemos de repensar as questões de acesso e circulação, além, é claro, da linguagem visual da fachada e do interior”, explica a arquiteta responsável pelo projeto Betty Birger, do escritório Betty Birger Arquitetura & Design.
De acordo com Birger, a entrada era feita pela parte da frente da residência. Após a reforma, ela passou a ocorrer pela lateral – com a integração do corredor externo às salas do térreo. Assim, a Clínica Médica ganhou novo layout, um belo jardim vertical e mais destaque com a caixa de madeira que conduz o acesso como um túnel e abriga a recepcionista. “Para entrar, as pessoas passam pela porta de aço corten e por uma caixa de MDF, que abriga a recepção. A partir dela podem adentrar às duas salas de estar”, destaca.
A fachada recebeu novos revestimentos, brises no segundo pavimento e um paisagismo elegante. “O deslocamento da entrada para o canto do terreno possibilitou também a criação de área para veículos em frente à clínica”, explica a arquiteta.
Separadas para oferecer privacidade aos pacientes, as salas de estar da Clínica Médica são bem abertas e aconchegantes. Em uma delas, a claridade natural adentra o ambiente por meio de um pergolado fechado em vidro. “Ele facilita a entrada de luz nos espaços térreos que, junto aos tons claros aplicados nas paredes e ao piso branco brilhante, amplia a luminosidade e garante atmosfera leve às salas de espera”, explica Birger.
O recuo lateral foi integrado à área térrea através do fechamento com vidro do pergolado. “Essa solução, além de possibilitar ganho de área necessário para a implantação das salas dos médicos, deixou os ambientes com abundante iluminação natural, gerando eficiência energética à clínica”, ressalta a arquiteta. Junto ao pergolado, um jardim vertical refresca e traz verde para o interior da clínica.
Projetada para atender pacientes de um cirurgião plástico e uma dermatologista, a Clínica Médica tem um programa que os separa sutilmente. “Alocamos as salas de consultas com um jardim aberto entre uma e outra. Ele contém uma jabuticabeira e é circundado por um espelho. Dessa forma, um médico não vê o outro, mas ambos têm bastante vazão de luz e uma árvore à vista”, destaca Birger.
O andar de cima da clínica abriga um bloco cirúrgico, centros de procedimentos e uma sala para os médicos descansarem. Além disso, todas as circulações verticais foram refeitas. “Nós mudamos a escada e colocamos um espaço para o ventilador”.
A reforma incluiu rampas, banheiros para deficientes físicos e portas largas para passagem de cadeiras de rodas, visando atender às exigências em acessibilidade. A arquiteta também ressalta a vantagem de ter no primeiro nível um pé-direito alto, pois isso possibilitou colocar todas as instalações entre a laje e o forro.
Por fim, Birger destaca a aplicação de luminárias de alto desempenho e lâmpadas LED para economizar energia, além de outros materiais que predominam no projeto como MDF, vidro, fulget e marmoglass. “Eles compõem a base da decoração clean e aconchegante”, conclui.
Escritório
Termos mais buscados