Logo Construmarket
Banner

Casa Serena

Casa Serena
No coração da Serra Gaúcha destaca-se esta casa projetada pelo escritório CK Arquitetura, cuja premissa era ter seus ambientes integrados com a natureza. Imagens: Gustavo Merolli
Casa Serena
Casa Serena
Casa Serena
Casa Serena
Casa Serena
Casa Serena
Casa Serena
Casa Serena
Casa Serena
Casa Serena
Casa Serena
Casa Serena
Casa Serena
Casa Serena
Casa Serena

Um refúgio em Gramado

Texto: Vitória Oliveira

A Casa Serena recebeu este nome por refletir a beleza natural da cidade em que está inserido, Gramado (RS). Assinada pelo escritório CK Arquitetura, a morada contempla a natureza local, criando momentos de bem-estar e lazer aos moradores.

A ideia principal era integrá-la à abundante vegetação, uma vez que as árvores araucárias já existentes no terreno de 808 m² foram preservadas. Os arquitetos entenderam muito bem o conceito, e o resultado foi um projeto arquitetônico bem provido de áreas verdes, brisa e luz naturais.

Quando as portas de vidro são abertas, os espaços sociais se conectam à área externa de forma harmônica, trazendo a natureza para o interior dos ambientes.

Layout Fluido

Na porta de entrada da residência, contemple toda a área social. Para humanizar e criar uma atmosfera mais verde e natural nesse local, os caixilhos de vidro se abrem e integram os ambientes.

A sala de estar, que percorre um caminho livre com 11 m, abre uma lareira em pedra natural (elemento nativo da região). O espaço é ampliado quando as portas de vidro abrem e permitem o acesso ao coração do projeto: o spa privativo com teto e o fechamento lateral de vidro. “Revestido em pedra natural, o spa é um verdadeiro convite ao bem-estar e descanso que permeia toda a casa”, conta com a equipe do escritório.

Ainda no living, está uma abertura no zenital que traz luz natural e aconchego. Outro diferencial do projeto são os amplos painéis de vidro de 3 m de altura.

Uma cozinha ganhou uma ilha iluminada e um solário com aberturas de amplas e teto em vidro, para que as araucárias fiquem presentes no espaço. Além disso, o minimalismo das toneladas de cinza é o projeto. "Usamos as toneladas recomendadas para valorizar uma cozinha com novos núcleos, saindo um pouco do óbvio", explica uma equipe.

O elevador que fica no térreo leva a outros pavimentos da casa: área íntima e sala de TV privada. Uma suíte máster com papel de parede e bloqueio natural inclui lareira e uma varanda com vista para o nascer do sol.

Escritório

  • Local: RS, Brasil
  • Início do projeto: 2018
  • Conclusão da obra: 2019
  • Área do terreno: 808 m²
  • Área construída: 531 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados