Logo Construmarket
Banner

Casa Doce Vida

Casa Doce Vida
Além da conexão com o verde local, a Casa Doce Vida preza por elementos como energia solar, captação de água e iluminação e ventilação naturais. O projeto foi assinado pelo Studio CK Arquitetura. Imagens: Roberta Gewehr
Casa Doce Vida
Casa Doce Vida
Casa Doce Vida
Casa Doce Vida
Casa Doce Vida
Casa Doce Vida
Casa Doce Vida
Casa Doce Vida
Casa Doce Vida
Casa Doce Vida

Sustentabilidade elevada

Texto: Vitória Oliveira

Inspirado pela arquitetura contemporânea brutalista, o Studio CK Arquitetura projetou a Casa Doce Vida, morada de um casal admirador das belíssimas paisagens de Gramado (RS). O cenário é formado por extensas araucárias que abraçam a morada e pelo canto dos pássaros que habitam por ali. A fachada orgânica contempla um jardim vertical e um espelho d´água que reflete a natureza para os interiores.

“Nesse lar, nosso maior objetivo foi criar múltiplas oportunidades de uso e de experiências para que seus moradores vivam como queiram e não como a residência lhes impõe. É um projeto pensado para se conectar com o exterior e consigo mesmo, e aproveitar o tempo e a paisagem absolutamente linda de Gramado”, conta a arquiteta Charlene Koetz.

Implantada em um terreno com 800 m², a residência está organizada em dois andares: térreo e primeiro andar. No primeiro pavimento está o hall de entrada integrado com a sala de estar com lareira, home theater, cozinha, parrilla e ampla área relax com deck, spa e poltronas. Já no segundo pavimento ficam as três suítes standard e uma máster e o espaço gourmet. Acima desse pavimento está o mirante do pôr do sol.

Um lar com alma verde

De todos os espaços é possível contemplar a paisagem local Foto: Roberta Gewer 

Os arquitetos pensaram em elevar o nível da sustentabilidade na Casa Doce Vida, reduzindo os impactos ambientais que o projeto poderia causar. A preocupação foi pautada em cinco pilares: energia sustentável, luz solar, lareiras ecológicas, captação da água da chuva e zero gás carbônico.

A energia é limpa e renovável. Ela é 100% gerada através de painéis fotovoltaicos instalados na própria residência. Ademais, a casa foi idealizada para obter o máximo de iluminação natural, recebendo claraboias que garantem iluminação natural até no subsolo da residência.

As lareiras ecológicas utilizam etanol e lenha certificada com sistema de dupla combustão, que reduz em mais de 50% o uso de combustível vegetal. Para a irrigação de todo o jardim (horizontal e vertical), manutenção do espelho d’água e limpeza das calçadas, foi instalado um sistema de captação da água da chuva. Todo gás carbônico emitido durante a construção da propriedade foi inventariado e será compensado através do plantio de árvores nativas.

Veja outras residências na Galeria da Arquitetura:

Casa Grelha, por FGMF Arquitetos

Residência em Campos do Jordão, por Mareines Arquitetura e Patalano Arquitetura

Escritório

  • Local: RS, Brasil
  • Área do terreno: 800 m²
Veja outros projetos relacionados