Logo Construmarket
Banner

Ícono Parque

Ícono Parque
Este projeto de uso misto assinado pela Cité Arquitetura + Pontual Arquitetura faz uso de fachada ativa e estimula a vida urbana nas ruas do Flamengo. Imagens: Pedro Vannucchi
Ícono Parque
Ícono Parque
Ícono Parque
Ícono Parque
Ícono Parque
Ícono Parque
Ícono Parque
Ícono Parque
Ícono Parque
Ícono Parque
Ícono Parque
Ícono Parque
Ícono Parque
Ícono Parque
Ícono Parque
Ícono Parque
Ícono Parque

Convite à vida urbana

Texto: Juliana Bernardino

Desde que foi inaugurado no bairro do Flamengo (Rio de Janeiro), o Ícono Parque vem conseguindo promover uma grande ativação da quadra em que se contra, graças à utilização do conceito de fachada ativa e da implantação de uma galeria de lojas de variados tamanhos no térreo. Essas soluções projetuais estimulam a vida urbana nas ruas imediatas ao edifício e movimentam a economia local.

O conjunto residencial de uso misto foi projetado pelos escritórios Cité Arquitetura + Pontual Arquitetura para a SIG Engenharia e para o grupo Opportunity. A implantação arquitetônica foi pensada de modo a espraiar a volumetria, tornando-a respeitosa ao entorno e criando momentos de acolhida ao pedestre.

O edifício tem uma presença discreta, mas transformadora na quadra, com destaque para a fachada com o painel assinado pelo artista urbano Marcelo Lamarca que relembra aos grafites sobre o antigo muro do terreno vazio que ali antes existia.

Programa misto

O programa misto contempla as torres residenciais, com unidades de dois e três quartos, e a parte comercial, representada pelas lojas no térreo.

Os novos edifícios com diversas lojas no térreo trouxeram vida à rua, com mercados, lojinhas e restaurantes, transformando e qualificando o espaço urbano Autores do projeto

As torres foram implantadas buscando ampliar ao máximo as vistas, levando em consideração a possibilidade de visadas para o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar. Outra preocupação foi com a diminuição do adensamento da quadra e a criação de um grande parque no centro do terreno, com diversos usos comuns para os moradores.

O acesso principal ao Ícono fica entre duas esquinas e mostra-se como um acontecimento urbano, com importantes inserções de paisagismo, como a praça junto ao edifício histórico do IAB-RJ e a manutenção de uma palmeira-imperial preexistente no terreno na rua Machado de Assis.

Esse paisagismo generoso, associado ao painel artístico, enfatiza a atmosfera de bem-estar e cria um passeio agradável e vivo para o pedestre, com uma vegetação pendente em toda a volta, e um espaço de lazer arborizado para moradores. Além disso, a estratégia da vegetação minimiza os ruídos da cidade.

O projeto arquitetônico é rico em detalhes e mostra respeito ao entorno. Segundo os arquitetos, a principal dificuldade projetual foi justamente garantir a densidade construtiva sem torná-la impositiva à rua. Entre os recursos escolhidos para solucionar tal questão vale citar a implantação do embasamento ativo e do parque central, os recuos na fachada e no posicionamento dos edifícios em relação ao limite do terreno e o uso de cores claras e cinzas que se mesclam e contrastam entre si e com o verde da vegetação.

Diferenciais do projeto

De acordo com os arquitetos, é possível dizer que dois elementos se destacam no projeto. O primeiro é a ativação da quadra em que se encontra. “As ruas Dois de Dezembro e Machado de Assis conviveram por anos com um imenso terreno vazio e murado, tornando-as menos aprazíveis e com uma aparência de maior insegurança. Os novos edifícios com diversas lojas no térreo trouxeram vida à rua, com mercados, lojinhas e restaurantes, transformando e qualificando o espaço urbano”, relatam.

O segundo diferencial consiste na conjugação de uma localização privilegiada, próxima ao centro da cidade a poucos passos de distância do Aterro do Flamengo, com uma sensação de bem-estar proporcionada pelas amplas oportunidades de lazer ofertadas pelo condomínio e pela presença do verde.

Projeto paisagístico em primeiro plano

Projetado por Sergio Santana Planejamento e Desenho da Paisagem, o paisagismo do Ícono Parque pensou, acima de tudo, no convívio. Poder descansar, brincar ou estar entre amigos em meio ao verde foram possibilidades que nortearam o trabalho. “Isso torna-se evidente no espaço de convívio com churrasqueiras, que se debruça sobre a rua em uma das pontas do terreno, entremeando a paisagem urbana do entorno ao verde e ao lazer, como uma arquibancada para a cidade”, finalizam os arquitetos.

Veja outros edifícios na Galeria da Arquitetura:

Leopoldo 1201, por Aflalo/Gasperini Arquitetos

Residencial Moou, por FGMF Arquitetos

Edifício Vitra, por Miguel Pinto Guimarães Arquitetos Associados

Escritório

  • Local: RJ, Brasil
  • Conclusão da obra: 2018
  • Área do terreno: 68.362 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados