Texto: Naíza Ximenes
No badalado bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro, o escritório Cité Arquitetura assinou o projeto de dois empreendimentos com dimensões desafiadoras: o Highlight e o Spotlight. Com a proposta de oferecer um novo padrão de vida urbana, a equipe de arquitetos revitalizou uma área de cerca de 12 mil metros quadrados e apostou nos edifícios de uso misto.
São dois empreendimentos diferentes, em lotes adjacentes de um mesmo terreno. Onde antes havia postos de gasolina e concessionárias de carros, agora marcam presença cinco novas torres: três do Highlight, o edifício que ganhou fachada ativa, lojas e instalações que seguem a proposta boêmia do bairro Botafogo, e duas do Spotlight, de cunho residencial.
Como integração, adensamento populacional, urbanismo e aproveitamento de espaços são conceitos que norteiam o projeto, os dois projetos ainda ganharam uma conexão direta entre si, apesar do desnível do terreno.
O projeto do Highlight se destaca pela sua grandiosidade. Situado ao longo de uma avenida movimentada, o complexo de três torres não só revitalizou a região, bem como aumentou o adensamento populacional do bairro ao abrir espaço para 20 novas lojas na fachada ativa. Elas possuem tamanhos entre 1.679 e 41 metros quadrados.
Com embasamento que se integra à escala do bairro e dinamiza a esquina da região, o projeto também foi idealizado para misturar-se à arquitetura local. Um exemplo disso é a arquibancada com vista panorâmica da cidade, que proporciona um ambiente de convívio e lazer único.
Marcadas por jogo de volumes, reentrâncias e cores, as três torres abrigam cerca de 300 unidades residenciais. Elas foram cuidadosamente posicionadas para maximizar as vistas para pontos icônicos da cidade, como o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar.
A fachada do empreendimento é outro ponto chave do projeto. Adornada com jardineiras suspensas, criando um visual que muda com as estações do ano, a estrutura foi dividida entre a seção terracota, na porção inferior, e a seção branca, na porção superior, onde ficam as varandas dos apartamentos, responsável pela volumetria disruptiva do edifício.
Sobre as lojas da fachada ativa, que ganharam pé-direito generoso, ficam as áreas de lazer do condomínio, que incluem piscina, sauna, redários e hortas. O pavimento ganhou um projeto de paisagismo elaborado, que preenche o andar com o verde das plantas.
Já o Spotlight fica localizado em uma área residencial mais tranquila, adotando uma abordagem mais sutil na relação com o entorno. O empreendimento tem duas torres residenciais, marcadas por uma paleta de cores terrosas que define os 76 apartamentos espaçosos e as coberturas dúplex.
O projeto se ateve ao cunho residencial, sem lojas ou fachada ativa, oferecendo uma abordagem mais reservada aos moradores. Ainda assim, o proprietário que desejar um pouco da agitação do empreendimento vizinho, pode usufruir de uma ligação interna entre os edifícios.
Diferente do Highlight, que tem o intuito de proporcionar acessibilidade e um design convidativo, o Spotlight ganhou uma proposta mais sofisticada, ainda que acolhedora. Para isso, a equipe de arquitetos criou uma fachada marcada por revestimentos que se assemelham ao aço corten, dividindo espaço com o ripado marrom e o vidro em algumas aberturas.
Nas torres, o perfil mais esguio ganhou um aspecto mais sóbrio, clean, sem muitas reentrâncias e suavemente delimitados por alguns retângulos de madeira ao longo dos pavimentos.
Combinando design arrojado, integração comunitária e uma abordagem holística da arquitetura, o Highlight e o Spotlight se tornaram marcos da capital fluminense e reafirmam o bairro como um centro vibrante de cultura, comércio e qualidade de vida urbana.
Confira outros projetos de Cité Arquitetura:
Escritório
Termos mais buscados