Parte da série de projetos “Cité360”, o Contemporâneo Gávea chega como uma antítese vertical no bairro carioca de mesmo nome. A proposta de Celso Rayol e Fernando Costa foi, desde o início, promover o encontro entre os moradores e a cidade, atendendo à necessidade contemporânea de estar próximo a tudo e ao mesmo tempo contar com o aconchego da casa.
Conhecida pela alta concentração de bares, restaurantes, espaços de cultura e instituições educacionais, a região conta também com ruas arborizadas – e algumas calmas – que preservam a essência de vila. E o empreendimento é o conceito e a materialização disso: o encontro entre o dinamismo e a tranquilidade.
Predominantemente cinza quando vista de longe, a fachada se embaralha com o contexto urbano. De perto, planos inclinados revestidos de madeira fazem um jogo de ângulos e “esquentam” o conjunto.
A comunicação visual é articulada, coesa e determinante no projeto. Pensados para atender diferentes demandas cotidianas, os ambientes de uso comum contam com funções e comodidades múltiplas, como os boxes para depósito ou o bicicletário oferecidos aos moradores.
A integração das áreas de lazer através de portas articuladas é o principal traço da liberdade espacial buscada na concepção da arquitetura. Tanto nos espaços compartilhados, quanto em cada uma das unidades dos cinco pavimentos, as aberturas de janelas e brises permitem entrada de iluminação e ventilação natural em abundância, inserção da atmosfera do bairro, contato com o verde e bela vista para o Cristo Redentor.
Escritório
Termos mais buscados