Após reforma realizada em 2016 pelo escritório CIAA, o Apartamento Icaraí ganhou uma atmosfera jovem e dinâmica – pedido especial dos moradores aos arquitetos Thiago Almeida, Priscila Bellas e Lucas Ramos. Os ambientes foram otimizados e distribuídos de forma linear, ganhando, ainda, um design clean.
Localizado na cidade de Niterói, no Rio de Janeiro, o projeto contava com uma extensa parede que separava os dormitórios da área social e da cozinha. A proposta inicial dos arquitetos foi estudar a influência desse eixo longitudinal em cada setor, para a partir daí organizar o novo layout.
O Apartamento Icaraí precisou de intervenções estratégicas em seu projeto de interiores para adquirir o clima jovial desejado pelos proprietários.
A estreiteza da planta auxiliou para que os ambientes fossem divididos de maneira autêntica, considerando a parede existente – a qual desencadeou a organização espacial nos 80 m². Cada ambiente foi projetado sem perder a sua funcionalidade, apesar da proximidade entre eles.
Ao adentrar no apartamento é possível notar a organização e distribuição do programa, que deixa clara a distinção entre as áreas sociais (como varanda, cozinha, salas de estar e de jantar) e as privadas (dormitórios e banheiro).
Segundo os autores, a escolha dos materiais foi crucial para o projeto de interiores e a divisão de cada ambiente. “Os materiais reforçam a luminosidade dos espaços, com o uso extensivo da cor branca e painéis de cores que delimitam os diferentes espaços”, contam.
A estante funcional, que fica na sala de estar, é o coração do apartamento. Ela é responsável pela liberação de boa parte do espaço por armazenar utensílios e equipamentos.
Os painéis se abrem para revelar a escada ou se fecham para privatizar os dormitórios. O mesmo acontece na cozinha, onde eles se estendem ou se recolhem na espessura do armário para individualizar espaços.
Escritório
Termos mais buscados