Texto: Naíza Ximenes
Marcada por elementos tradicionais da Serra Gaúcha, a Casa Las Piedras é um projeto do escritório Charlene Koetz Arquitetura que fica em Gramado, no Rio Grande do Sul. Combinando madeira e pedra basalto com a natureza exuberante da cidade, a equipe de arquitetos concebeu um projeto contemporâneo e confortável para uma família composta por um jovem casal e seus dois filhos.
A proposta era criar uma residência de serra, onde praticidade, sofisticação e sustentabilidade fossem as diretrizes fundamentais. Assim, a casa foi dividida em tês pavimentos e ganhou cinco quartos, oferecendo um refúgio moderno e acolhedor e refletindo o desejo dos proprietários de unir tecnologia e natureza na morada.
Duas palavras definem todo o conceito do projeto: integração e amplitude. As áreas sociais são conectadas, sem barreiras físicas, e todos os andares da Casa Las Piedras podem ser acessados por uma única escada de concreto aparente — além de um elevador, garantindo total acessibilidade.
As lajes foram projetadas sem degraus, resultando em um fluxo contínuo e ininterrupto. No subsolo, além de garagens temáticas e depósitos, há um ambiente de lazer completo, incluindo uma sala de jogos, uma adega e um cinema, proporcionando diversão e entretenimento para toda a família.
O térreo, de pé-direito duplo, é definido pelo bloco social do projeto. Uma vez dentro da casa, o morador tem acesso à sala de estar, que é totalmente integrada à cozinha, sala de jantar e espaço gourmet.
O design aberto, propiciado pela ausência de barreiras físicas, promove o convívio familiar, enquanto grandes varandas externas conectam a casa à natureza ao redor. O pavimento ainda ganhou um escritório (voltado para um jardim interno) e uma brinquedoteca, concebida para a diversão das crianças.
A área interna do pavimento térreo é delimitada por grandes panos de vidro nas esquadrias, que permitem a entrada de muita luz natural e trazem a paisagem para dentro da casa. Varandas amplas com pergolados de madeira e uma lareira externa adicionam um toque de aconchego e charme à área externa da casa.
Já no pavimento superior, os moradores têm acesso ao bloco privativo da residência, onde ficam os dormitórios. A suíte master do casal oferece um espaço com vista privilegiada para a natureza, enquanto as suítes das crianças e os dois quartos adicionais garantem conforto para familiares e amigos.
As paredes de pedra basalto, por fim, foram trabalhadas por pedreiros artesãos da região, e se integram de maneira geométrica e orgânica ao projeto. Essas estruturas não apenas contribuem para a estética rústica e elegante da casa, bem como para sua sustentabilidade ao aproveitar materiais locais e técnicas tradicionais em todo o projeto.
Confira outros projetos de Charlene Koetz Arquitetura:
Escritório
Termos mais buscados