O conceito e partido inicial do escritório LAB Arquitetos para a construção do restaurante Esquina Mocotó, localizado na Zona Norte de São Paulo, partiu de um ambiente enraizado na forte tradição nordestina, mas com espaços integrados e ares contemporâneos, com uma riqueza de encontros inesperados e casuais. “A ideia foi projetar um restaurante moderno sem perder a identidade cultural”, comenta o arquiteto Rodrigo Giraudon Leopoldi.
O tradicional Restaurante Mocotó foi criado nos anos 1970 como bar e empório de coisas do Nordeste montados por José Oliveira de Almeida, migrante do sertão nordestino. O local manteve-se assim por décadas. Um de seus filhos, Rodrigo Oliveira, interessou-se por gastronomia e, à frente do empreendimento e com o seu sucesso, ele começou a ser solicitado para consultorias. Com isso nasce o Esquina Mocotó, que é vizinho do Mocotó, porém independente.
O local que antes era uma padaria cedeu espaço ao conceito simples e clean do restaurante, onde a elegância da casa espelha-se no conceito “menos é mais”, a partir de referências bem caricatas do nordeste na decoração. A fachada com toldos marrons foi mantida na reforma.
O salão posiciona-se fechado para a rua, possui ar condicionado e paleta de cores nos tons de bege, cinza e branco. O material predominante é a madeira rústica de demolição, utilizada em todo o bar e nas áreas de circulação. A cozinha semiaberta mostra os pratos sendo finalizados, para maior transparência e conforto do cliente.
“O uso de mesas de diferentes tamanhos e formas imprimiu mais liberdade no layout das mesas e, consequentemente, no cotidiano do restaurante”, conta a arquiteta Valéria La Terza.
“O projeto contempla ainda, nos fundos do salão, imensos painéis pintados pelo grafiteiro Speto, amigo do proprietário, e pelo chef de cozinha Rodrigo Oliveira. São imagens que retratam o sertão, ambientando ainda mais o lugar no clima nordestino”, finaliza o arquiteto Marino Barros.
Escritório
Veja outros projetos relacionados
Termos mais buscados