Logo Construmarket
Banner

Residência MS

Residência MS
Com projeto do escritório Fernando Farinazzo Arquitetura, a Residência MS une integração, praticidade e beleza, exatamente como queriam seus moradores. Imagens: Jefferson Ohara
Residência MS
Residência MS
Residência MS
Residência MS
Residência MS
Residência MS
Residência MS
Residência MS
Residência MS
Residência MS

Para morar e desfrutar

Texto: Ana Marquez

Uma casa bem integrada, prática e bonita. Esse foi o desejo manifestado pelos proprietários da Residência MS ao contratar o escritório Fernando Farinazzo Arquitetura para desenvolver o projeto arquitetônico da morada, localizada em Foz do Iguaçu (PR).

“Desenvolvemos um projeto para atender às necessidades do modo de vida contemporâneo. Com linhas retas e multiplicidade de materiais, o trabalho inspirou-se nos momentos de convivência com a família”, conta o arquiteto Fernando Farinazzo.

Fachada com desenho livre

A fachada representa a liberdade do traço do arquiteto. Ela é visualmente delineada por uma marquise, que é interrompida pela volumetria na entrada, mas retorna na fachada interna, completando simetricamente o desenho na varanda. Panos de vidro do pé-direito duplo do estar social também se destacam na Residência MS.

“Na fachada, usei blocos em revestimento cimentício que cortam o branco criando a sensação de robustez. A madeira predomina, resgatando os valores regionais. Também utilizei muito vidro e esquadrias de PVC nas aberturas, que ajudam a harmonizar com o desenho e permitem que a luz natural entre e proporcione isolamento térmico e acústico”, explica. Recortes retangulares e circulares também ganham destaque na fachada.

Lazer como solução

Como a residência está em um condomínio fechado, o escritório teve dificuldade com as paredes laterais, que limitam o terreno. A solução encontrada por eles foi criar uma área de lazer a céu aberto e uma área de recuo lateral que, ao mesmo tempo, permite o acesso direto e cria um corredor de ventilação. O projeto todo tem ventilação cruzada criado pelas imensas aberturas.

Layout traz praticidade

O projeto da Residência MS é todo funcional. A planta baixa contempla a integração absoluta das áreas de convivência, seja por aberturas completas, seja pela integração visual através dos panos de vidro. Painéis e portas de correr permitem o isolamento da cozinha e do home theater. Um charme especial fica para a escada que dá acesso à parte íntima da casa.

No projeto de interiores, o arquiteto privilegiou a função dos ambientes Foto: Jefferson Ohara

Pedras naturais e mármore foram usados em detalhes internos, como na escada, na bancada e nos banheiros. No guarda-corpo foi usado aço inox, e todo o revestimento da casa é de porcelanato. “As soluções de layout resolvem o programa de necessidades e dão liberdade tanto para as áreas de convivência como para a ala íntima”, comenta o arquiteto.

As áreas de convivência privilegiam o bem-estar e a integração. Outros atributos da Residência MS são a multiplicidade de materiais de alto padrão, a valorização de linhas e formas pela iluminação cênica e a obtenção de luz natural e ventilação cruzada.

“No que se refere a interiores, busquei dar prioridade à função dos ambientes. Escolhi o mobiliário de procedência e planejei os detalhes para o bom uso dos espaços”, relata Farinazzo.

Soluções sensatas

A iluminação ajuda a ressaltar os diferenciais do projeto. A fachada fica valorizada e, nos ambientes internos, a luz propicia um certo despojamento. Nas áreas de trabalho, o arquiteto usou iluminação funcional. As demais luzes possuem apenas dimmer.

A área de lazer e o jardim receberam pontos de luz, criando cenários noturnos de grande beleza. O arquiteto trouxe abundância ao paisagismo, mas com funcionalidade. As plantas são de grande porte, mas de manutenção simples, para facilitar os cuidados diários.

A Residência MS também conta com projeto de automação, localizado no home theater, na irrigação e no monitoramento por câmeras. “A liberdade que a família me ofereceu permitiu que eu criasse e apresentasse soluções inteligentes para os espaços”, finaliza o arquiteto.

Escritório

  • Local: PR, Brasil
  • Início do projeto: 2012
  • Conclusão da obra: 2014
  • Área do terreno: 848 m²
  • Área construída: 520 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados