Localizada na praia de Atlântida, no município de Xangri-lá (RS), a Casa Beira Mar é uma típica edificação praiana, cuja construção priorizou materiais resistentes à maresia e às condições climáticas da região.
Seu projeto arquitetônico foi assinado pelo escritório Seferin Arquitetura, que adotou uma linguagem contemporânea com elementos naturais e rústicos. "Acreditamos que esta seria a combinação perfeita para o cenário local", comenta o arquiteto Marcelo Seferin.
Ele conta que no terreno já havia uma casa antiga, mas ela estava em más condições de preservação, daí terem optado pela sua demolição. Ao erguer a nova propriedade, o escritório buscou priorizar ao máximo a vista para o mar, de forma que ele pudesse ser contemplado de vários ambientes.
A fachada frontal da Casa Beira Mar conta com uma parede de tijolos aparentes no andar térreo, cuja função é trazer maior segurança e sustentação para o volume superior, no qual a laje da varanda está em balanço. “As vigas das fachadas da frente e dos fundos ficaram aparentes para marcar esta linha única que une os ambientes sociais”, relata.
Como a rua onde a casa foi construída fica muito movimentada nas altas temporadas, o escritório trabalhou os ambientes principais no segundo pavimento, possibilitando uma vista privilegiada da praia e do mar e ao mesmo tempo mantendo a privacidade dos moradores.
“Como passamos os principais ambientes para o segundo andar, tivemos de criar diferentes soluções para acesso”, menciona o arquiteto. Com isso, nasceu a varanda em balanço sobre a entrada do térreo, ambiente que faz integração com a área social da casa, sala de estar, sala de jantar e cozinha. Todos estes ambientes possuem vista para o mar.
Outra varanda foi criada nos fundos do terreno, deixando a sala com clima de ambiente externo. A piscina une as duas varandas, podendo ser acessada tanto por elas quanto pelo estar.
O segundo pavimento também conta com suíte principal e mais três dormitórios. No térreo, estão garagem, depósito, área de serviço e suíte de hóspedes. O jardim externo dos fundos possui um bom pátio gramado para o cachorro da família, e uma rampa o conecta com a varanda do pavimento superior.
“Projetamos painéis de correr para fechar a cozinha e dar mais privacidade para a área de convivência”, conta Seferin.
Todos os materiais foram definidos com vistas a reduzir a necessidade de manutenção da Casa Beira Mar e deixá-la mais prática possível. Na fachada frontal foi usada uma plaqueta de tijolo para o fechamento do térreo, sustentando o balanço da laje da varanda e equilibrando com a transparência das esquadrias. O tijolo é um elemento forte no projeto.
As vigas da fachada e da varanda dos fundos, bem como toda a laje do segundo pavimento, são feitas de concreto aparente. A madeira está nas esquadrias de PVC e nos painéis cimentícios, que separam a cozinha do estar.
“Buscamos escolher materiais que se equilibram entre si e que harmonizam com a natureza do entorno. Assim, tijolo, concreto e madeira se sobressaem no projeto. Sem falar no vidro, que foi amplamente usado nas salas de estar e de jantar, convidando à contemplação da paisagem”, finaliza o arquiteto.
Escritório
Veja outros projetos relacionados
Termos mais buscados