A Residência Pau Brasil, em São Paulo (SP), com projeto arquitetônico do escritório Vasco Lopes Arquitetura, tira proveito de seu terreno em aclive e preserva as árvores já existentes, criando, assim, uma cena de plena integração dos espaços internos com o jardim do entorno.
“Essa configuração do terreno nos permitiu projetar a garagem no nível da rua, e todo o térreo da casa ficou nesse platô de três metros acima, integrado junto com o teto de gramado da garagem”, explica o arquiteto Vasco Lopes.
O terreno da Residência Pau Brasil é muito arborizado, e o escritório fez questão de preservar toda vegetação já existente do entorno, tornando-a uma característica forte da casa. Os clientes desejavam essa integração com a natureza.
“O térreo, com as salas e as áreas de serviço, acompanha um jardim lateral e a cobertura gramada sobre a garagem. Já as áreas íntimas tomam conta do plano superior, todas com vista para o parque Villa-Lobos”, relata.
A estrutura metálica predomina no projeto da Residência Pau Brasil, que é complementado por outros elementos, como pedra, vidro e aço, de maneira a proporcionar integração entre os ambientes. A escolha da estrutura se deu pela agilidade da construção e pelo balanceamento entre as partes.
“Optamos por esse tipo de estrutura para reduzir o tamanho das vigas e ganhar agilidade na montagem. Esse material da proporção deixa a casa mais humanizada, evitando volumes pesados. O contraponto do aço com as paredes de pedra traz aconchego ao projeto”, observa Lopes.
O aço foi utilizado na sustentação, no guarda-corpo e nos pergolados, que, por sua vez, têm cobertura em vidro para deixar os ambientes claros e iluminados. O vidro, inclusive, está presente em todos os espaços, permitindo a interface com o jardim por meio do uso de painéis corrediços. Por fim, a pedra faz um contraponto de moldura mais sólida e pesada ao redor da estrutura de aço.
A casa recebe bastante luz natural, por ter uma frente ampla e praticamente todos os ambientes envidraçados. A iluminação é controlada por meio de caixilhos que, ao recuarem, protegem o interior da chuva e do vento. Uma janela ampla complementa a ventilação cruzada.
Os quartos são todos do mesmo tamanho, assim como as colunas da sala, definindo, desse modo, ritmo harmônico. A cozinha, a área de serviço e a lavanderia são os únicos ambientes em que há divisão com paredes. A piscina está localizada na frente da casa, próxima às salas de estar.
“A entrada social é como se fosse um grande passeio, com uma escadaria metálica margeada por árvores e complementada pelos muros de pedra e pelo piso de madeira”, conclui o arquiteto.
Escritório
Veja outros projetos relacionados
Termos mais buscados