Tirando o máximo proveito da natureza, a Casa do Vale debruça-se sobre a cidade de Nova Lima (MG). Localizada em um condomínio fechado chamado Vale dos Cristais, a robusta edificação possui 710 m² de área construída em um terreno de 1300 m².
Diante da declividade do terreno, o arquiteto David Guerra idealizou a residência abaixo do nível da rua, o que acabou se tornando o diferencial do projeto arquitetônico.
A ideia era criar uma setorização que gerasse ambientes amplos, funcionais e práticos, de modo que no andar principal ficasse toda a área social e íntima e, no inferior, a área de lazer, de serviço e a garagem.
O arquiteto explica que pilotis foram aplicados na garagem de forma a elevar a Casa do Vale para o nível desejado, valorizando a paisagem mineira. Com influências modernistas, o projeto parte do princípio de uma caixa que, apoiada sobre pilotis em tom terroso, aparenta flutuar.
O telhado inclinado de estrutura metálica e com forro de madeira contorna toda a extensão da estrutura e é acompanhado por janelas de vidro, garantindo segurança e abundância de luz natural. A eficiência térmica está no isolamento da laje, no forro de madeira, na grande fachada voltada para o sul e na ventilação cruzada.
Todos os ambientes foram projetados de modo a desfrutar de pelo menos uma parte da vista do vale, sendo que a suíte máster possui duas visões diferentes da natureza. Já a sala de estar é inteira contornada por uma varanda de contemplação.
A tinta acrílica é o material predominante na Casa do Vale. Usada nas fachadas, ela foi aplicada em diferentes tons, ora destacando-as, ora integrando-as à paisagem. “No andar de chegada foi usada a cor branca e no andar inferior, o tom marrom, buscando dar destaque ao volume da caixa. Já na base sob os pilotis foi usado um tom de marrom mais escuro, de forma a evidenciar o deck em balanço”, revela o arquiteto.
Além disso, a residência utiliza materiais naturais, como madeira de demolição no piso, ladrilho no lavabo e placa cimentícia nas varandas, área de lazer e adega.
Os espaços internos são confortáveis e bem iluminados. “A integração é uma importante característica, de forma a evitar divisórias e, portanto, barreiras visuais que impeçam a contemplação da paisagem”, conclui Guerra.
Escritório
Termos mais buscados