Linhas retas proporcionam equilíbrio entre o coroamento metálico, o forro de madeira e o concreto aparente da fachada da Casa Cumaru, chamando a atenção de quem mora em Londrina (PR). Projetada pelo escritório Raffo Arquitetura, a residência atende a todas as necessidades dos moradores de forma sustentável e eficiente.
Os arquitetos Lucas Raffo e Marcos Aleixo revelam que a madeira cumaru – que dá nome à morada –, foi escolhida durante o planejamento do projeto arquitetônico. “Para equilibrar a estética com o desempenho térmico, aplicamos o material em diversos locais, como na fachada, nos revestimentos, nos forros e nos pisos internos”, eles contam.
Para que a Casa Cumaru fosse construída no terreno de 601 m² sem danificá-lo, foi realizado um estudo de ocupação do espaço. Com isso, a estrutura foi encaixada entre aberturas e fechamentos, devido aos volumes e planos, para melhor aproveitamento das energias do entorno.
Praticamente todo o programa foi concentrado em apenas um nível, dando a impressão de ser uma residência térrea. Todos os ambientes do primeiro pavimento – salas de estar e jantar, cozinha e área de lazer – foram integrados à piscina central e compartilham iluminação e ventilação naturais abundantes.
Raffo e Aleixo explicam que toda a configuração volumétrica foi executada conforme o pedido dos moradores, que sempre desejaram um lugar aconchegante para receber os amigos, mas que ao mesmo tempo lhes garantisse privacidade. Assim, os andares superior e inferior foram reservados para atividades esporádicas.
A iluminação e a ventilação naturais estão presentes em toda a casa, porém, os ambientes mais usados receberam um cuidado especial para melhor controle da entrada de luz e ar. Todos os dormitórios são iluminados pelo sol de manhã e ficam protegidos dele nos horários de excessivo calor.
A residência possui uma grande abertura para iluminação na face sul, que permite um funcionamento passivo, diminuindo a necessidade de luz artificial no período diurno.
O sistema de captação de águas pluviais armazena até 5 mil l de água, que é utilizada para limpeza das áreas externas e irrigação do jardim. O sistema de aquecimento solar serve todos os pontos de água da casa, incluindo a piscina.
Por fim, toda madeira usada na casa tem certificação ambiental.
Casa ID, por Cadi Arquitetura
Escritório
Veja outros projetos relacionados
Termos mais buscados