Parte do setor norte do Campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília, o Pavilhão Eudoro de Sousa foi erguido para abrigar salas de aula. Em seu sistema construtivo o projeto arquitetônico utilizou estruturas pré-fabricadas, solução que permitiria ampliação e construção de futuras edificações. Com fachada nordeste privilegiada – pela bela vista do Lago Paranoá –, o projeto idealizado pelo Centro de Planejamento Oscar Niemeyer (Ceplan) foi definido a partir dos ambientes para estudos e da setorização de seu hall de acesso, identificado a partir do tratamento diferenciado da fachada. “Ele foi pensado para atender salas de aulas menores. Foi atendido com uma modulação de pilares no sentido transversal onde localizamos circulação e salas. O espaço para convívio foi destinado ao hall e sala de estudo na porção frontal da edificação”, explica a arquiteta Fabiana Couto.
O hall segue aberto na fachada integrando-se com a área externa. O uso de telhas perfuradas na cobertura e nos fechamentos laterais proporciona leveza aos espaços, além de levar transparência à recepção. Uma plataforma para pessoas com necessidades especiais e uma escada principal levam ao pavimento superior, assim como o elevador – instalado próximo aos sanitários e às salas.
A edificação abriga a recepção no pavimento térreo, além da secretaria e das salas de aulas – para 36, 45 e 63 alunos. O segundo andar possui sala de estudos, sala de informática e nove salas de aula – uma para 63 e as outras oito, para 12 alunos.
Escritório
Termos mais buscados