Proa: nome dado à parte da frente de um barco, de onde se vê o horizonte. E o que isso tem a ver com esta residência praiana, com vista privilegiada para o píer da Praia do Rosa, em Paraty (RJ)? Tudo!
De acordo com os arquitetos do Atelier Marko Brajovic, responsáveis pelo projeto arquitetônico, a Casa Proa uniu conceitos náuticos e residenciais, sendo que o processo criativo surgiu a partir da simetria e do equilíbrio, definidos pela estrutura triangular.
A morada também se assemelha a um bangalô, ou seja, uma casa pequena e simples, comumente de madeira, contornada por varanda e com um andar.
Na visão superior, nota-se o emprego da geometria no conceito. A estrutura forma um triângulo equilátero, ou seja, com os três lados iguais
Explorando a geometria, dois formatos podem ser observados na obra. A planta baixa é formada por um triângulo equilátero, de seis metros em cada parede, observado tanto no teto quanto no chão do projeto. Na porção interior, por sua vez, o quarto é formado por um hexágono — ou seja, um polígono de seis lados —, no centro, que ganhou diferentes amenidades em cada face.
As duas paredes que formam a proa em direção ao mar dão lugar ao quarto e ao terraço mais à frente. Nas laterais, dois bancos de madeira (com um metro de largura em cada) formam a varanda, de onde é possível apreciar toda a natureza circundante. Atrás do dormitório, a cozinha e o banheiro, também em formatos triangulares, ficam mais próximos à entrada da casa.
As paredes externas são de vidro, permitindo a entrada de bastante luz natural, tanto no quarto quanto no banheiro. O material, entretanto, não se estende até o teto da casa, já que foram adicionados vitrôs sobre as janelas para regular a ventilação de todo o projeto. O chão e as paredes internas são de madeira.
A instalação foi feita sobre pilares estendidos, seguindo um sistema estrutural vertical ramificado. “Visualmente, a Casa Proa comporta-se como uma árvore, ou como uma pequena construção que está praticamente flutuando na paisagem de plantas tropicais”, explica a equipe do Atelier.
Já no quesito mobiliário, muitos itens foram projetados especificamente para a casa. O escritório conta que cada detalhe tem uma proposta, a exemplo das cortinas, que ressignificam as redes locais de pesca de camarão, e das lâmpadas de parede, que são feitas de ralos de bronze reciclados, originalmente utilizados em barcos.
Veja outros projetos na Galeria da Arquitetura:
Roister BarraShopping Sul, por Vox Arquitetura
Casa Pérgola, por Sidney Quintela Architecture + Urban Planning
Artplan, por SKborges Arquitetura Corporativa
Escritório
Termos mais buscados