Logo Construmarket
Banner

Osmose

Osmose
Projetado pelos arquitetos da Casa100 – arquitetura_design, o escritório Osmose esbanja personalidade, conforto e funcionalidade. Imagens: Quadra Fotografia 2
Osmose
Osmose
Osmose
Osmose
Osmose
Osmose
Osmose
Osmose
Osmose
Osmose
Osmose

Ambiente de trabalho jovial

Texto: Nuri Farias

Os ambientes do escritório de coworking Osmose carregam uma marca indiscutível: a jovialidade. Essa foi uma das premissas do Casa100 – arquitetura_design ao desenvolver o projeto arquitetônico do estabelecimento, localizado em uma casa dos anos sessenta no bairro Alto da Boa Vista, em São Paulo.

Com uma linguagem descontraída, o projeto buscou unir praticidade, conforto e funcionalidade, adequando o escritório Osmose para ser intensamente usado pelos seus usuários.

Intervenções econômicas

Diogo Luz e José Guilherme Carceles, sócios do escritório de arquitetura, buscaram ao máximo manter as características originais da casa, apenas reformulando alguns pontos para valorizar a iluminação, a ventilação natural e o conforto. As mínimas intervenções estruturais e algumas soluções utilizadas tornaram a obra econômica.

As paredes internas, por exemplo, foram descascadas e ficaram com o tijolo aparente. A tubulação elétrica também ficou aparente, evitando reformas para passagem de conduítes e complementos. O piso de cimento queimado, por sua vez, foi feito in loco a um baixo custo.

Trazendo mais vida e luz ao escritório Osmose, o corredor de entrada e a sala de espera, que antes tinham uma cobertura fechada e escura de telhado, ganharam um pergolado vazado, possibilitando molhar as plantas do jardim em dias de chuva.

A luz natural também foi favorecida com a inserção de duas janelas que estão viradas para o caminho de acesso ao salão principal.

O corredor de acesso para o salão principal recebeu um pergolado vazado, que ajuda na iluminação e na ventilação natural do escritório Foto: Quadra Fotografia 2

“Os novos vãos criados no salão principal, assim como os pergolados no corredor central e na sala de espera, aumentaram muito a incidência de luz natural, dispensando o uso da iluminação artificial em dias claros”, completam os arquitetos.

Projeto de interiores

Paredes de tijolos aparentes, esquadrias de madeira e piso em cimento queimado respondem pela linha industrial adotada pelos arquitetos na criação do projeto da Osmose. Além disso, uma pintura da arquiteta e artista brasileira Kalina Juzwiak, criadora da marca kaju.ink, entra em total sintonia com a leveza do projeto de interiores.

“A ideia era manter o ambiente interno o mais clean e discreto possível, deixando o grande destaque para o tijolo. Queríamos um ambiente confortável e calmo para os usuários”, contam os arquitetos.

Escritório

  • Local: SP, Brasil
  • Início do projeto: 2013
  • Conclusão da obra: 2014
  • Área construída: 370 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados