Logo Construmarket
Banner

Apartamento dos Painéis Verdes

Apartamento dos Painéis Verdes
O Apartamento dos Painéis Verdes foi reformado pelo escritório Casa 100 e ganhou amplitude com a utilização do mesmo acabamento no piso, paredes e teto. Imagens: QUADRA 2 | Fotografia
Apartamento dos Painéis Verdes
Apartamento dos Painéis Verdes
Apartamento dos Painéis Verdes
Apartamento dos Painéis Verdes
Apartamento dos Painéis Verdes
Apartamento dos Painéis Verdes
Apartamento dos Painéis Verdes
Apartamento dos Painéis Verdes
Apartamento dos Painéis Verdes

Metragem reduzida, mas espaços amplos

Texto: Nuri Farias

Reformado pelo escritório Casa 100 Arquitetura, o Apartamento dos Painéis Verdes é um mix de arquitetura, design e marcenaria. Mesmo com sua reduzida metragem – 42m² –, o imóvel ganhou espaços amplos e um programa espacial organizado. Uma das estratégias usada para transmitir sensação de amplitude foi usar o mesmo acabamento no piso, nas paredes e no teto.

Os arquitetos Jose Guilherme Carceles e Diogo Luz iniciaram o projeto praticamente do zero, pois o local foi entregue ‘cru’, apenas no contrapiso e com um terraço fechado e desnivelado e um dormitório lacrado com parede de drywall.

Programa espacial

A planta do apartamentoprecisava comportar uma mesa de jantar para seis pessoas, um home theater, uma cama king size e um closet.

O terraço foi nivelado e incorporado à sala de estar. Já na suíte, a cama foi colocada no antigo terraço, e um closet foi criado entre o vão da cama e o banheiro. “Da cama, os moradores agora têm uma vista bem bonita da cidade”, mencionam os sócios.

Mobiliário

A parceria do escritório de arquitetura com a empresa Uzuni Marcenaria & Design, que projeta móveis práticos e multifuncionais, trouxe soluções criativas e sofisticadas ao Apartamento dos Painéis Verde. O resultado foi um mobiliário simples que conversa com o restante da arquitetura proposta.

Como a parede do dormitório foi removida, os painéis verdes fazem a divisão dos ambientesFoto: QUADRA 2 | Fotografia

Na área social, uma grande bancada de concreto faz a conexão programática de todo o apartamento, unindo ambientes de forma linear e aumentando sua multifuncionalidade e a sensação dos espaços amplos. A peça passa pela cozinha, sala de TV e por uma área técnica que guarda a máquina de lavar e secar roupas e as condensadoras do ar-condicionado.

Para incorporar a mesa de jantar com lugar para seis pessoas em frente à cozinha, a parede do dormitório foi removida e a separação de ambientes é feita pelo fundo do armário do closet, em painéis de MDF laqueados na cor verde. A tonalidade é a mesma utilizada em alguns armários da cozinha e da sala de estar.

Além de ser o plano de fundo do armário, os painéis verdes também são a porta de acesso ao quarto e uma pequena despensa.

A linguagem do apartamento é simples, com paredes, piso e teto cinza, e a marcenaria quebra a monotonia com madeiras e cores.

“A iluminação é basicamente indireta, dando uma sensação maior de conforto”, concluem Carceles e Luz.

Escritório

  • Local: SP, Brasil
  • Início do projeto: 2015
  • Conclusão da obra: 2015
  • Área construída: 40 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados