Para atender às necessidades de uma família de quatro pessoas que mora no exterior e que de tempos em tempos vem visitar o Brasil, este imóvel precisava passar por uma significativa reforma. Seu projeto foi, assim, assinado pelo escritório Casa 100 Arquitetura, que buscou trazer uma arquitetura contemporânea e multifuncional para o Apartamento da Bancada Coringa, localizado no bairro do Brooklin, em São Paulo.
Devido à metragem reduzida (100 m²), os arquitetos precisaram pensar em soluções que organizassem bem o espaço. Uma delas foi a criação de duas bancadas de concreto moldadas in loco que recebem a cozinha, as salas de jantar e de TV, além de um pequeno home office. “Por ela ter várias funções a apelidamos de coringa, e veio daí o nome do projeto”, pontua o arquiteto Zé Guilherme Carceles, que assina a obra junto com o sócio e arquiteto Diogo Luz.
No projeto de interiores, os arquitetos precisaram resolver uma questão crítica do imóvel, que era a presença de um só dormitório. Assim, colocaram um sofá-cama na sala de estar e outro na sala de TV, de forma a acomodar todos os moradores quando estivessem juntos no Brasil. E o dormitório, que antes era aberto, foi fechado por uma porta de madeira.
Eles também decidiram incorporar o antigo terraço, que era muito grande, para ampliar a sala de estar. Além disso, a cozinha foi aberta e integrada aos demais ambientes.
Entre os revestimentos empregados, destaca-se o piso de taco de madeira cumaru, aplicado em todo o apartamento, criando uniformidade e amplitude.
Um dos pedidos dos moradores era que a decoração fosse neutra para combinar com todos os gostos, estilos e interesses da família. Por isso os tons predominantes são branco, cinza e preto, com a madeira pau ferro compondo a paleta de cores e trazendo um ar mais sóbrio e referências contemporâneas. “O interessante é que o projeto agradou a todos, mesmo eles tendo referências bem distintas uns em relação aos outros”, menciona Carceles.
O único ponto de cor que quebra a neutralidade está nos azulejos amarelos usados no frontão da cozinha.
Por fim, a quantidade de luz natural que os ambientes recebem proporciona um clima mais aconchegante ao apartamento.
Veja outros projetos de apartamento na Galeria da Arquitetura:
Apartamento Adelaide 2 por SQ+ Arquitetos Associados
Apartamento Ibirapuera I, por FCstudio
Apê 62, por Vitrô Arquitetura
Escritório
Termos mais buscados