Logo Construmarket
Banner

Academia Runner

Academia Runner
Projeto teve como premissa tornar os ambientes da academia aconchegantes e convidativos. Imagens: Jomar Bragança
Academia Runner
Academia Runner
Academia Runner
Academia Runner
Academia Runner
Academia Runner
Academia Runner
Academia Runner
Academia Runner
Academia Runner
Academia Runner
Academia Runner
Academia Runner
Academia Runner
Academia Runner

Workout sofisticado

Texto: Marina Cabral

Visando o bem-estar e o conforto dos alunos, a primeira unidade com o novo conceito da Academia Runner em Belo Horizonte (MG) foi projetada com influências internacionais de design e uma infraestrutura diferenciada que, além de valorizar a prática de diferentes atividades, permitiu a integração das salas ao verde e concebeu áreas de socialização.

A proposta do retrofit da academia era a criação de um lugar não só de passagem, mas também de permanência. “Para que o novo conceito fosse colocado em prática, criamos lounges ao ar livre, espaços descolados, área de café com iluminação zenital, parede verde com pé-direito de 15m e áreas de living, de forma a humanizar os ambientes e torná-los aconchegantes”, explica Carlos Rossi, arquiteto responsável pelo projeto e titular do escritório Carlos Rossi Arquitetura.

Detalhes da reestruturação

O retrofit é caracterizado pelas interferências feitas no prédio existente, com demolições e inclusões de paredes. De acordo com Rossi, foram feitos vínculos diretos – ou indiretos – com a marca Runner. “Mudamos a escada de lugar e exploramos o pé-direito com mezaninos nos quatro andares. Também chamados ‘livings’, esses espaços tornaram-se o coração da academia”, explica.

Outro diferencial, obtido com a implantação da cobertura e das claraboias em vidro, foi a entrada de luz natural em praticamente todos os ambientes, além do terraço que proporciona vista dos arredores da cidade.

Os materiais predominantes do projeto são o aço, aplicado em todas as escadas; o alumínio, encontrado nos brises da fachada, e o vidro presente em todas as divisórias.

Soluções especiais e comunicação visual

O projeto arquitetônico da Academia Runner recebeu a aplicação de piso laminado com padrão amadeirado em muitas áreas. Além de proporcionar conforto e garantir a tonalidade sóbria desejada à academia, o material oferece praticidade para limpeza e manutenção. “Além dos laminados, optamos por instalar pisos vinílicos – que são altamente duráveis – e paredes verdes para ‘humanizar’ a unidade”, destaca o arquiteto.

Rossi também ressalta o uso das cores da marca – vermelho e branco – na comunicação visual das áreas da academia.

Leia também:

Retrofit de iluminação oferece eficiência energética e operacional

Veja outros projetos de retrofit na Galeria da Arquitetura:

Marigold
740 Anastácio
Marília

 

 

Escritório

  • Local: MG, Brasil
  • Início do projeto: 2013
  • Conclusão da obra: 2013
  • Área do terreno: 680 m²
  • Área construída: 2744 m²

Ficha Técnica

Fornecedores desta obra

Veja outros projetos relacionados