Logo Construmarket
Banner

Loja Conceito Citroën Oscar Freire

Loja Conceito Citroën Oscar Freire
Multiplicação de imagens transgride limites do perímetro construído na loja conceito da Citroën. Imagens: Eduardo Raimondi
Loja Conceito Citroën Oscar Freire
Loja Conceito Citroën Oscar Freire
Loja Conceito Citroën Oscar Freire
Loja Conceito Citroën Oscar Freire
Loja Conceito Citroën Oscar Freire
Loja Conceito Citroën Oscar Freire
Loja Conceito Citroën Oscar Freire
Loja Conceito Citroën Oscar Freire
Loja Conceito Citroën Oscar Freire

Imagens múltiplas

Texto: Ian Vieira
A Citroën Oscar Freire, primeira loja conceito da marca fora da Europa, segue a mesma linha da sua bem-sucedida C42 – vitrine da Champs-Élysées – ao explorar a multiplicação de imagens por meio de espelhos vermelhos.

Sua fachada recebe enormes painéis de vidro translúcido laminado com propriedades de controle solar e barreira de reverberação de calor. O revestimento de sua estrutura aparente recebe a aplicação de ACM branco, com superfície superpolida. “O objetivo era exibir o interior do prédio ao público pedestre e transgredir os limites do perímetro construído”, conta a arquiteta Candida Tabet, que assina o projeto sob conceituação e curadoria da agência Gragnani.

O Projeto

O Citroën Oscar Freire está distribuído e acomodado em três pavimentos, “Le Café Creative, La Boutique Citroen, La Galerie Creative,” espaços voltados a uma cafeteria parisiense, loja de produtos exclusivos da marca, livraria e galerias de arte.
Os andares são interligados por uma escada revestida com espelho vermelho, especialmente desenvolvido para este projeto. “Criamos uma brincadeira com o confinamento da caixa da escada, provocando sensações a partir da duplicação de imagens ao mesmo tempo em que a espelhação vermelha lembra a lanterna luminosa de um automóvel, fazendo com que a travessia entre os pavimentos se transforme em uma experiência sensorial”, explica a arquiteta.
As janelas em ACM vermelho que ficam em torno da loja têm movimento pivotante em eixo horizontal, com projeção para o interior e exterior do prédio. “Estes espaços, quando abertos, resultam em varandas de convívio e aproximam para o interior do café as lindas árvores da calçada”, destaca.

Creative Technology

Candida e a agência Gragnani criaram um espaço que é um convite à interatividade e relacionamento com a marca. Um exemplo é a experiência em 3D: telas expostas permitem ao visitante criar seu próprio carro, escolher detalhes da motorização e das rodas, além de customizar o teto e os acessórios.
Outro destaque é a forma como os carros são dispostos, como se estivessem em um grande aquário, exibindo seu design moderno, cores e nuances.

Luzes e interiores

O projeto luminotécnico apostou em soluções com rasgos lineares longitudinais e contínuos para transmitir a sensação de continuidade.
Internamente, o ambiente foi trabalhado com mobiliário customizado. “São todos em aço, recebem aplicação de pintura automotiva branca e vidro extra-clear. Instalamos colunas e balcões paralelos às paredes de maneira a integrá-los com a arquitetura do ambiente, acomodando os produtos da boutique da marca”, complementa.

Escritório

  • Local: SP, Brasil
  • Início do projeto: 2011
  • Conclusão da obra: 2012
  • Área do terreno: 140 m²
  • Área construída: 405 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados