Texto: Ian Vieira
A Citroën Oscar Freire, primeira loja conceito da marca fora da Europa, segue a mesma linha da sua bem-sucedida C42 – vitrine da Champs-Élysées – ao explorar a multiplicação de imagens por meio de espelhos vermelhos.
Sua fachada recebe enormes painéis de vidro translúcido laminado com propriedades de controle solar e barreira de reverberação de calor. O revestimento de sua estrutura aparente recebe a aplicação de ACM branco, com superfície superpolida. “O objetivo era exibir o interior do prédio ao público pedestre e transgredir os limites do perímetro construído”, conta a arquiteta Candida Tabet, que assina o projeto sob conceituação e curadoria da agência Gragnani.
O Citroën Oscar Freire está distribuído e acomodado em três pavimentos, “Le Café Creative, La Boutique Citroen, La Galerie Creative,” espaços voltados a uma cafeteria parisiense, loja de produtos exclusivos da marca, livraria e galerias de arte.
Os andares são interligados por uma escada revestida com espelho vermelho, especialmente desenvolvido para este projeto. “Criamos uma brincadeira com o confinamento da caixa da escada, provocando sensações a partir da duplicação de imagens ao mesmo tempo em que a espelhação vermelha lembra a lanterna luminosa de um automóvel, fazendo com que a travessia entre os pavimentos se transforme em uma experiência sensorial”, explica a arquiteta.
As janelas em ACM vermelho que ficam em torno da loja têm movimento pivotante em eixo horizontal, com projeção para o interior e exterior do prédio. “Estes espaços, quando abertos, resultam em varandas de convívio e aproximam para o interior do café as lindas árvores da calçada”, destaca.
Candida e a agência Gragnani criaram um espaço que é um convite à interatividade e relacionamento com a marca. Um exemplo é a experiência em 3D: telas expostas permitem ao visitante criar seu próprio carro, escolher detalhes da motorização e das rodas, além de customizar o teto e os acessórios.
Outro destaque é a forma como os carros são dispostos, como se estivessem em um grande aquário, exibindo seu design moderno, cores e nuances.
O projeto luminotécnico apostou em soluções com rasgos lineares longitudinais e contínuos para transmitir a sensação de continuidade.
Internamente, o ambiente foi trabalhado com mobiliário customizado. “São todos em aço, recebem aplicação de pintura automotiva branca e vidro extra-clear. Instalamos colunas e balcões paralelos às paredes de maneira a integrá-los com a arquitetura do ambiente, acomodando os produtos da boutique da marca”, complementa.
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