Logo Construmarket
Banner

MA House

MA House
Rodeada por dois montes, a MA House foi projetada para ter contato direto com a natureza. Quem assina o projeto é o escritório americano Cadaval & Solà-Morales. Imagens: Sandra Pereznieto
MA House
MA House
MA House
MA House
MA House
MA House
MA House
MA House
MA House
MA House
MA House
MA House
MA House
MA House
MA House
MA House
MA House
MA House
MA House

Entre montanhas e pedras

Texto: Nuri Farias

A MA House está localizada nos arredores de Tepoztlán, uma pequena e pitoresca aldeia a cerca de 60 km da Cidade do México, região conhecida por seus dias ensolarados durante todo o ano e natureza exuberante. Usando esse diferencial a favor, o escritório americano Cadaval & Solà-Morales criou uma casa totalmente integrada ao entorno, com grandes aberturas e esquadrias de vidro.

Quando os proprietários convidaram os arquitetos Eduardo Cadaval e Clara Solà-Morales para desenvolver o projeto arquitetônico, deixaram explícita a vontade de usar pedra como o principal material de construção. “Essa escolha não foi somente por razões estéticas, mas também por ser um material natural da região e por sua baixa manutenção e custo”, contam os sócios.

Contato com a natureza

O desafio de criar algo amplo e confortável utilizando um material tão duro como a pedra se tornou o diferencial do projeto e fez da MA House uma escultura a céu aberto.

A residência é envolvida por duas grandes montanhas nos dois lados do terreno, e somente dois vizinhos na direção oposta. E para que os moradores tivessem toda a natureza a seu dispor, as áreas sociais foram abertas para os montes e as laterais foram vedadas para garantir privacidade.

O pátio central é marcado por um belo pé-direito duplo Foto: Sandra Pereznieto

Além disso, um pátio central e aberto age como uma fenda que define o acesso da casa. “Normalmente, esses pátios são construídos através de um espaço central em torno do qual ocorrem todas as relações e circulações, porém, neste projeto, desenvolvemos todas as circulações no perímetro exterior”, explicam os arquitetos.

Programa

O programa da casa foi organizado a partir de uma série de áreas com usos diversos que indicam o limite externo, um quadrado geométrico.

A definição dos ambientes é dada por uma sequência de espaços abertos e fechados. Os exteriores – pátios cortados – cruzam diagonalmente o volume e rompem com a rigidez do desempenho perimetral.

A MA House foi desenhada como a adição de três pavilhões unificados por um telhado único, gerando mais dois pátios cobertos. “O telhado é contínuo e repousa sobre as paredes de pedra estruturais, que são o principal ativo da casa”, comentam Cadaval e Morales.

A textura desse material áspero e imponente reforça as visões e o poder da natureza sobre o volume.

Escritório

  • Local: TE, México
  • Início do projeto: 2013
  • Conclusão da obra: 2016
  • Área construída: 300 m²
Veja outros projetos relacionados