Inspirada nos clássicos estabelecimentos italianos, a segunda unidade do restaurante MoDI está localizada no Shopping Higienópolis, em São Paulo, com projeto arquitetônico que fortalece o sucesso da marca.
Responsável pelo trabalho, Fabio Bruschini, do escritório Bruschini Arquitetura, explica que a concepção do projeto veio da primeira unidade, localizada bem pertinho, no bairro da Consolação. Algumas diferenças podem, contudo, ser sentidas, próprias da evolução da identidade visual do grupo. O arquiteto menciona, ainda, que a obra foi planejada com baixo custo e prazo apertado, precisando de uma execução fácil e rápida.
O ambiente da nova unidade do MoDI tinha pé-direito alto, ao mesmo tempo em que era muito quente por conta dos grandes panos de vidro. “Isso foi resolvido através da redução da altura do teto e da inclusão de forro termoacústico, que fechou a cobertura envidraçada”, explica o arquiteto. A solução adotada trouxe mais conforto ao ambiente e aconchego aos clientes no restaurante.
O salão e toda a área técnica ficam instalados dentro da estrutura metálica principal da casa. Além de trazer economia para a obra, a manutenção dessa estrutura durante a reforma propiciou um clima industrial para o design, mesclando com o clássico italiano. “Essa mistura de estilos é a base do projeto”, diz Bruschini.
O restaurante MoDI está instalado em uma antiga área do shopping que é integrada com uma praça externa. Assim, além do bar e do salão, o projeto ganhou um pequeno empório e um terraço protegido apenas por um pergolado e um singelo projeto de paisagismo.
Segundo o arquiteto, os dois ambientes recebem muita cor, por meio dos móveis, objetos e piso revestido de ladrilho hidráulico, quebrando um pouco da sobriedade do salão, que está logo ao lado.
Pensando na integração do interior com o exterior e da arquitetura com o design, o layout foi trabalhado para ser funcional e facilitar o fluxo dos garçons. As laterais das estantes e o centro do salão receberam booths, e um grande aparador de apoio aos funcionários faz a ligação da área principal com o exterior do MoDI.
A iluminação natural entra através das janelas laterais e, para dar um toque especial ao projeto luminotécnico, o arquiteto utilizou um sistema de automação que cria diversos cenários de dia e de noite.
Escritório
Veja outros projetos relacionados
Termos mais buscados