Logo Construmarket
Banner

Brisas do Espelho

Brisas do Espelho
O escritório Consuelo Jorge teve a Bahia como inspiração para desenvolver a pousada Brisas do Espelho. Em meio ao clima e à característica descontração local, nasceu o charmoso projeto em tom azul. Imagens: Rafael Wainberg
Brisas do Espelho
Brisas do Espelho
Brisas do Espelho
Brisas do Espelho
Brisas do Espelho
Brisas do Espelho
Brisas do Espelho
Brisas do Espelho
Brisas do Espelho
Brisas do Espelho
Brisas do Espelho
Brisas do Espelho
Brisas do Espelho
Brisas do Espelho

Clima baiano, descontração e um belo projeto

Texto: Nuri Farias

Projetada para ser a alma e o clima baiano, a pousada Brisas do Espelho é puro charme e simplicidade. O escritório Consuelo Jorge Arquitetos se baseou em premissas básicas e da região para compor essa obra em Trancoso, na Bahia.

A área de 410 m² de construção foi desenvolvida de maneira natural e singela, a começar pela mão de obra, que no início mostrou-se como a principal dificuldade, mas depois foi usada a favor do trabalho. “Contei com uma equipe de colaboradores locais para elaborar o projeto. Assim optamos em usar o material regional e tudo mais o que possuíam pelas redondezas”, conta a arquiteta Consuelo Jorge.

Reforma amadeirada

No local em que a pousada foi implantada já existia outro empreendimento, então, ao invés de demolir o antigo, o escritório optou por fazer pequenas intervenções para preservar o que já existia, sem fazer estrago na natureza. De cor escura, a madeira predominante ganhou tons de azul.

“A fachada já existia. Apenas focamos em fazer o portão principal. A madeira foi pintada de azul-anil e o azulejo com o nome da pousada foi esculpido na parede da entrada. É possível perceber que até o trinco de fechar o portão é de madeira, e a cor aplicada conferiu um efeito diferente e característico, bem como todo o projeto”, completa a autora Consuelo Jorge.

Construção econômica

Desde o começo a arquiteta desenvolveu um retrofit de baixo custo, para que a pousada fosse simples, deixando a construção em meio ao terreno de 1 mil metros quadrados econômica e rústica, típica da leitura baiana e sem qualquer solução tecnológica.

Clima como inspiração

O projeto de interiores seguiu a linha de decoração externa, valorizando materiais retirados da região. Com o layout projetado em amplitude interna, os espaços são limpos, para que os visitantes tenham liberdade de circular a apreciar cada canto.

O clima e o charme da região são o diferencial e tornam a região em que foi inserido mais bonita do que já era. As cores deram um toque extra de vida e luz, deixando cada característica evidente, como os detalhes do mobiliário desenhado exclusivamente para a pousada.

Com a vegetação nativa a seu favor, o paisagismo ficou natural e típico da região. A partir do clima descontraído veio a inspiração para o escritório Consuelo Jorge Arquitetos encontrar o traço certo do partido arquitetura da pousada Brisas do Espelho, que se integra perfeitamente ao clima tropical da Bahia.

Veja mais projetos que utilizaram mão de obra nativa e materiais locais:

Foirn, escritório Brasil Arquitetura; Casa EP, escritório Morato Arquitetura.

Escritório

  • Local: BA, Brasil
  • Início do projeto: 2011
  • Conclusão da obra: 2012
  • Área do terreno: 1.000 m²
  • Área construída: 410 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados