Ao conceber o projeto arquitetônico desta residência em Alphaville, na cidade de Santana de Parnaíba (SP), uma coisa era certa para a arquiteta do escritório Fernanda Fernandes: seu sistema construtivo seria o Light Steel Framing (LSF) – vem daí, inclusive, o nome da morada: Casa Steel Frame.
Este foi um desejo que desde muito cedo os proprietários da morada manifestaram, sobretudo pelo fato de o sistema ser racional e possibilitar maior velocidade na montagem, limpeza, organização e baixa produção de entulhos no canteiro.
“A partir da escolha do tipo construção, pudemos definir o estilo e as necessidades da família”, explica Fernanda Fernandes.
O Light Steel Framing é composto por perfis leves de aço galvanizado, que são utilizados para a composição de painéis estruturais e não estruturais, o que possibilita uma construção a seco totalmente ecológica.
“A sustentabilidade é um dos principais itens desse sistema construtivo, pois não se utilizam tijolos ou cimentos. O principal material estrutural é o aço galvanizado, que é 100% reciclável. Sem contar que a água só é usada na fundação, o que gera grande economia desse recurso”, relata.
O isolamento térmico da Casa Steel Frame é superior ao das construções em alvenaria, pois nesse sistema são utilizadas lãs que mantêm a temperatura interna estável, reduzindo o uso de condicionadores de ar.
Um dos objetivos principais do projeto foi criar espaços amplos e acolhedores que estimulassem o convívio familiar. Para tanto, os ambientes sociais são todos integrados, e a cozinha com abertura em "L" está incorporada com as salas de estar e jantar. O estar se abre com a ajuda de um grande pano de vidro, que compõe também a varanda e a piscina.
Os acabamentos foram usados de maneira harmoniosa por toda a extensão da Casa Steel Frame, priorizando-se texturas e formas claras, que deixam o ambiente agradável e elegante.
“Adotei uma estrutura neutra de forma e cor que interfere o mínimo possível na paisagem e no interior da residência. O resultado foi um projeto arquitetônico leve e harmônico”, comenta Fernandes.
Uma piscina com deck de madeira e raia configuram a área de lazer, ao lado de um SPA e de um espelho d’agua com cascata entre pedras, buscando sempre os elementos naturais.
Ao usar esquadrias altas e largas, a arquiteta conseguiu trazer iluminação natural abundante para os ambientes, bem como criar um diálogo entre interior e exterior. “Linhas e volumes claros, otimização de espaços e ambientes amplos e aconchegantes com um pé-direito alto marcam a Casa Steel Frame”, finaliza Fernandes.
Escritório
Termos mais buscados