Logo Construmarket
Banner

Casa Monte Mor

Casa Monte Mor
Três muros de taipa de pilão estruturam e organizam o programa desta residência situada em Monte Mor, interior de São Paulo. Projetada pelo Brasil Arquitetura, ela possui ambientes confortáveis e arejados que se distribuem ao redor de um pátio. Imagens: Manuel Sá
Casa Monte Mor
Casa Monte Mor
Casa Monte Mor
Casa Monte Mor
Casa Monte Mor
Casa Monte Mor
Casa Monte Mor
Casa Monte Mor
Casa Monte Mor

Clima interiorano

Texto: Vitória Oliveira

Construção ancestral em taipa, um pátio central voltado para o lazer da família e um projeto de interiores que promove o diálogo entre o rústico e o contemporâneo são alguns dos destaques da Casa Monte Mor, localizada no interior de São Paulo e projetada pelo Brasil Arquitetura.

Considerado o coração do projeto, o pátio em questão fica à frente das áreas social e íntima e convida todos os moradores a se encontrarem e desfrutarem da tranquilidade e da natureza ali presente.

Para que tudo saísse conforme o desejado, os arquitetos contaram com a ajuda e a participação dos moradores que residem na morada.

A utilização dos muros de taipa e seu posicionamento são a chave e o fundamento do projeto do princípio ao fim em todos os aspectos: arquitetônicos, construtivos, formais e espaciais Marcelo Ferraz

Técnica construtiva

Visando obter a energia geotérmica, que mantém o aquecimento e a refrigeração dos ambientes internos, o escritório buscou implantar três muros de taipa de pilão em diferentes colorações que conferem uma textura quente às áreas social, íntima e de lazer. São essas áreas que organizam e estruturam o programa da residência.

Em diferentes alturas, os volumes preenchem o terreno de 1.792 m². A junção desses volumes resultou num vão triangular que abriga uma fonte d’água.

“A utilização dos muros de taipa e seu posicionamento são a chave e o fundamento do projeto do princípio ao fim em todos os aspectos: arquitetônicos, construtivos, formais e espaciais”, sintetiza Marcelo Ferraz.

O programa residencial, com suas funções e ocupações, se revela ao redor da área de lazer. Orientadas à piscina, as áreas social (salas de estar e jantar e o gourmet) e íntima (dormitórios com suítes) desfrutam da belíssima paisagem do interior paulista.

Além disso, os arquitetos valorizaram a ventilação cruzada e a iluminação natural, além da integração entre os ambientes internos e externos por meio do vidro, presente em praticamente todos os cômodos.

Para o projeto de interiores, os arquitetos optaram por uma paleta neutra com toques de cor no mobiliário, criando uma atmosfera relaxante que combina texturas com cores claras. O uso de materiais naturais nos ambientes internos proporcionou modernidade ao projeto.

Veja outras residências interioranas na Galeria da Arquitetura:

Casa na Fazenda da Grama, por FARAH + ARQUITETURA E INTERIORES

Casa PR, por Laércio Fabiano Arquitetura

Residência CR, por Padovani Arquitetos

Escritório

  • Local: SP, Brasil
  • Início do projeto: 2017
  • Conclusão da obra: 2020
  • Área do terreno: 1.792 m²
  • Área construída: 513 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados