Logo Construmarket
Banner

Casa Gregório Paes de Almeida

Casa Gregório Paes de Almeida
Para o conforto e o lazer dos moradores, o escritório Brasil Arquitetura projetou uma casa térrea com ampla varanda e integrada ao jardim. Imagens: Manuel Sá
Casa Gregório Paes de Almeida
Casa Gregório Paes de Almeida
Casa Gregório Paes de Almeida
Casa Gregório Paes de Almeida
Casa Gregório Paes de Almeida
Casa Gregório Paes de Almeida
Casa Gregório Paes de Almeida

Bem provida de aconchego

Texto: Vitória Oliveira

O objetivo do projeto de arquitetura da Casa Gregório Paes de Almeida foi desenvolver um lar em que a vida acontecesse do lado de fora. Partindo dessa premissa, os arquitetos criaram uma casa térrea integrada ao jardim e com ampla varanda, na qual os moradores pudessem ficar a maior parte do tempo. Por Brasil Arquitetura.

O projeto de reforma propõe uma limpeza visual e luminosa, mantendo as características de uma casa térrea. Como atos principais, a casa abre-se para os poucos recuos existentes, integrando-os ao espaço interno. Para isso foram retirados o telhado de fibrocimento e os beirais, foi retirada também a “sala de almoço”, transformando-a em um jardim interno. Ademais, internamente foram derrubadas paredes, integrando praticamente todos os ambientes.

A fluidez espacial é notória no projeto da Casa Gregório Paes de Almeida Foto: Leonardo Finotti 

Uma nova escada, leve e vazada dá acesso à nova cobertura, agora um jardim que desfruta da paisagem e do pôr do sol. Com a retirada do telhado também foi possível a idealização de aberturas zenitais, o que traz uma qualidade de iluminação e ventilação aos ambientes.

Toda a morada está abraçada pelo jardim interno, todos os ambientes (salas de estar, íntima e de jantar, cozinha, área de serviços, biblioteca e a suíte) têm vista para o jardim.

O jardim é uma peça-chave de luz dentro da casa. Por fora, a nova casa é um volume branco cortado por algumas lajes de concreto aparente em locais estratégicos como na entrada, indo buscar o pedestre na calçada, acima de janelas protegendo os caixilhos e em ligações importantes como entre sala, varanda e lavanderia.

Internamente, os arquitetos optaram por um novo piso monolítico que dá unidade espacial e integra todos os ambientes. Inspirados pelos excelentes caixilhos de ferro originais, propusemos que os novos fossem feitos à semelhança dos originais pintados sempre de esmalte sintético brilhante.

Escritório

  • Local: SP, Brasil
  • Início do projeto: 2019
  • Conclusão da obra: 2021
  • Área do terreno: 502 m²
  • Área construída: 272 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados