O objetivo do projeto de arquitetura da Casa Gregório Paes de Almeida foi desenvolver um lar em que a vida acontecesse do lado de fora. Partindo dessa premissa, os arquitetos criaram uma casa térrea integrada ao jardim e com ampla varanda, na qual os moradores pudessem ficar a maior parte do tempo. Por Brasil Arquitetura.
O projeto de reforma propõe uma limpeza visual e luminosa, mantendo as características de uma casa térrea. Como atos principais, a casa abre-se para os poucos recuos existentes, integrando-os ao espaço interno. Para isso foram retirados o telhado de fibrocimento e os beirais, foi retirada também a “sala de almoço”, transformando-a em um jardim interno. Ademais, internamente foram derrubadas paredes, integrando praticamente todos os ambientes.
Uma nova escada, leve e vazada dá acesso à nova cobertura, agora um jardim que desfruta da paisagem e do pôr do sol. Com a retirada do telhado também foi possível a idealização de aberturas zenitais, o que traz uma qualidade de iluminação e ventilação aos ambientes.
Toda a morada está abraçada pelo jardim interno, todos os ambientes (salas de estar, íntima e de jantar, cozinha, área de serviços, biblioteca e a suíte) têm vista para o jardim.
O jardim é uma peça-chave de luz dentro da casa. Por fora, a nova casa é um volume branco cortado por algumas lajes de concreto aparente em locais estratégicos como na entrada, indo buscar o pedestre na calçada, acima de janelas protegendo os caixilhos e em ligações importantes como entre sala, varanda e lavanderia.
Internamente, os arquitetos optaram por um novo piso monolítico que dá unidade espacial e integra todos os ambientes. Inspirados pelos excelentes caixilhos de ferro originais, propusemos que os novos fossem feitos à semelhança dos originais pintados sempre de esmalte sintético brilhante.
Escritório
Termos mais buscados