Construção ancestral em taipa, um pátio central voltado para o lazer da família e um projeto de interiores que promove o diálogo entre o rústico e o contemporâneo são alguns dos destaques da Casa Monte Mor, localizada no interior de São Paulo e projetada pelo Brasil Arquitetura.
Considerado o coração do projeto, o pátio em questão fica à frente das áreas social e íntima e convida todos os moradores a se encontrarem e desfrutarem da tranquilidade e da natureza ali presente.
Para que tudo saísse conforme o desejado, os arquitetos contaram com a ajuda e a participação dos moradores que residem na morada.
A utilização dos muros de taipa e seu posicionamento são a chave e o fundamento do projeto do princípio ao fim em todos os aspectos: arquitetônicos, construtivos, formais e espaciais Marcelo Ferraz
Visando obter a energia geotérmica, que mantém o aquecimento e a refrigeração dos ambientes internos, o escritório buscou implantar três muros de taipa de pilão em diferentes colorações que conferem uma textura quente às áreas social, íntima e de lazer. São essas áreas que organizam e estruturam o programa da residência.
Em diferentes alturas, os volumes preenchem o terreno de 1.792 m². A junção desses volumes resultou num vão triangular que abriga uma fonte d’água.
“A utilização dos muros de taipa e seu posicionamento são a chave e o fundamento do projeto do princípio ao fim em todos os aspectos: arquitetônicos, construtivos, formais e espaciais”, sintetiza Marcelo Ferraz.
O programa residencial, com suas funções e ocupações, se revela ao redor da área de lazer. Orientadas à piscina, as áreas social (salas de estar e jantar e o gourmet) e íntima (dormitórios com suítes) desfrutam da belíssima paisagem do interior paulista.
Além disso, os arquitetos valorizaram a ventilação cruzada e a iluminação natural, além da integração entre os ambientes internos e externos por meio do vidro, presente em praticamente todos os cômodos.
Para o projeto de interiores, os arquitetos optaram por uma paleta neutra com toques de cor no mobiliário, criando uma atmosfera relaxante que combina texturas com cores claras. O uso de materiais naturais nos ambientes internos proporcionou modernidade ao projeto.
Veja outras residências interioranas na Galeria da Arquitetura:
Casa na Fazenda da Grama, por FARAH + ARQUITETURA E INTERIORES
Escritório
Termos mais buscados