Logo Construmarket
Banner

Casa da Lagoa

Casa da Lagoa
Projetada em um terreno de três patamares, a Casa da Lagoa foi disposta em dois volumes paralelos que são ligados por uma passarela e escada. O escritório Brasil Arquitetura é responsável pelo projeto situado em Florianópolis. Imagens: Ronaldo Azambuja
Casa da Lagoa
Casa da Lagoa
Casa da Lagoa
Casa da Lagoa
Casa da Lagoa
Casa da Lagoa
Casa da Lagoa
Casa da Lagoa
Casa da Lagoa
Casa da Lagoa
Casa da Lagoa
Casa da Lagoa
Casa da Lagoa
Casa da Lagoa
Casa da Lagoa
Casa da Lagoa
Casa da Lagoa
Casa da Lagoa
Casa da Lagoa
Casa da Lagoa

Morada-ateliê

Texto: Karina Dantas

A Casa da Lagoa foi projetada em um pequeno lote de esquina na região da Lagoa da Conceição, em Florianópolis (SC), com projeto do escritório Brasil Arquitetura. Em um terreno de três patamares em acentuado declive, originou-se um misto de casa com ateliê.

Um dos pontos de partida foi o fato de que, logo à frente, o mais antigo casarão branco da região chama grande atenção. Dessa forma, o programa de 174 m² foi pensado para dialogar com o nobre vizinho – e com a paisagem da lagoa ao fundo.

Tirando proveito dos desníveis do terreno, a residência foi assentada entre os muros de arrimo de pedra nos patamares já existentes. Foram implantados dois volumes paralelos com dois andares cada, que são afastados entre si por um pátio interno, e conectados por uma escada e uma passarela.

Divisão dos volumes

A casa possui duas entradas. Uma está situada no volume que leva ao térreo. A outra, através da garagem, revela o pavimento superior. No térreo, o espaço se apresenta como uma cozinha simplificada, onde encontram-se uma bancada com pia e cooktop, e uma mesa. Um pátio interno se destaca em meio aos dois grandes blocos, e abre caminho para o cômodo que abriga uma estante de livros e um banheiro.

A escada e a passarela fazem a conexão entre os cômodos Foto: Eduardo Beltrame

O pavimento superior é destinado às áreas íntimas. O bloco, que tem abertura para a garagem, recebe a cozinha completa integrada com mesa de jantar e sala de televisão, e um banheiro. Uma passarela é responsável pela interligação com o bloco onde está situada a suíte.

O concreto aparente está presente nas lajes e no muro de sustentação ao longo de todo o terreno. De forma intencional, grandes vidraças foram dispostas continuamente em todos os caixilhos, desde a rua frontal até o fundo do lote. Essa transparência possibilita a vista do verde das montanhas e do azul da lagoa ao longe.

Um dos maiores destaques desse projeto é a pintura de dois panos cegos de madeira nos caixilhos da sala e um no dormitório. Os tons de vermelho e azul são os mesmos utilizados nas pequenas embarcações tradicionais do litoral brasileiro.

Veja outros projetos do escritório Brasil Arquitetura:

Casa Ubiracica

Museu Rodin Bahia

Edifício Comercial Brasília

Escritório

  • Local: SC, Brasil
  • Início do projeto: 2017
  • Conclusão da obra: 2019
  • Área do terreno: 205 m²
  • Área construída: 174 m²
Veja outros projetos relacionados