Localizado no Morumbi, o Hotel Hilton é parte do Centro Empresarial Nações Unidas, conjunto de edifícios paulista bastante conhecido.
O projeto, de autoria do escritório Botti Rubin Arquitetos, encontrou dificuldades na implantação. O interior do prédio, que antes abrigaria escritórios, precisou ser reformulado para receber as características exigidas para um hotel. “Para a construção de um edifício corporativo, o piso a piso deve ser alto, ou seja, precisamos de grandes pés-direitos, lajes e pilares inteiros. Um hotel, ao contrário, pede vãos menores e maior número de salas/quartos. No prédio, o número necessário não cabia nos andares existentes”, explica Marc Rubin, arquiteto responsável pelo projeto.
Com formas geométricas elaboradas, o hotel foi erguido com sistema de estrutura de concreto armado com peças instaladas nos pavimentos superiores que trabalham como apoio para as calhas e as placas de vidro utilizadas no fechamento do edifício. As estruturas metálicas podem ser vistas em todo o edifício, e o vidro é utilizado em abundância nas fachadas.
A praça coberta do térreo foi ampliada, unindo o hotel aos outros prédios do Centro Empresarial. Além de funcionar também como centro de convenções para os hóspedes, esse espaço é flexível porque pode ser dividido em três, garantindo mais opções para eventos e reuniões.
Escritório
Termos mais buscados