O Bloco Didático do Campus Avançado da Universidade Federal do Ceará foi o segundo a ser construído. Ele faz parte do conjunto previsto pelo plano diretor da unidade acadêmica. O projeto foi realizado pelos escritórios Rede Arquitetos + Croquis Projetos.
A segunda edificação dá sequência ao prédio administrativo, que também é o pórtico de entrada do campus. Ademais, foi dividida em dois módulos: educacional, que é voltado às atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade, e de convivência, que é destinado a serviços complementares aos alunos, professores e servidores.
Um volume retangular com dois pavimentos – térreo e primeiro andar – organiza o módulo educacional que é composto por duas alas de salas de aula, laboratórios, biblioteca e áreas de serviços que se voltam para um grande vazio central.
No térreo, o vão livre funciona como um percurso coberto que, futuramente, conectará os diversos módulos da instituição de ensino, além de dar continuidade ao pórtico de entrada ao campus.
A área de convivência fica em um espaço mais reservado onde está a cantina, gráfica e uma área livre que é voltada ao exterior.
O conjunto recém construído é formado por dois trapézios espelhados que, juntos, geram um ângulo de 30 graus. Além disso, a configuração dá continuidade ao percurso, gerando uma inflexão que serve para ir adequando o sistema de módulos às condicionantes de implantação, evitando um percurso muito longo e retilíneo.
A combinação do concreto armado nas alas com a estrutura metálica no espaço livre central resultou na estrutura do conjunto edificado. Já na parte aberta do módulo de convivência, não foram necessários apoios interrompendo o percurso interno.
Do lado de fora, os espaços são protegidos por um conjunto de brises verticais com possibilidade de inclinações.
O clima semiárido foi determinante na materialidade e soluções eficientes para o projeto. Para a proteção da luz solar direta, os arquitetos optaram por brises, cobogós e janelas, além da cor branca que tira proveito da luz como principal destaque do edifício.
A relação de cheios e vazios e as inclinações variáveis dos brises geram um espaço rico em luz, que varia de acordo com a posição de quem observa e com o horário do dia.
O projeto faz parte de um sistema de módulos flexíveis que são capazes sofrer alterações, ampliações e apropriações dos generosos espaços vazios ao longo do tempo.
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