O projeto arquitetônico de uma Clínica de Cirurgia Plástica da capital paulista, de autoria do escritório Betty Birger Arquitetura & Design, teve como proposta realizar uma grande reformulação do espaço, com vistas a criar um local de espera agradável, com ambientes confortáveis e sofisticados.
De acordo com a arquiteta Betty Birger, a casa, de dois pavimentos, foi toda reformada para atender ao programa proposto. Destaca-se na edificação o generoso jardim interno, com pedras, madeira e plantas. Ele articula, no térreo, o fluxo entre os setores social e de atendimento e cerca os interiores. “A linguagem usada no projeto da Clínica de Cirurgia Plástica resulta em um ambiente intimista e aconchegante”, comenta Birger.
A localização da sala de atendimento, no piso térreo, levou em conta a questão de acessibilidade, de forma a melhor atender pacientes impossibilitados de usar a escada, por exemplo. Assim, foi integrada à casa uma edícula com fechamento superior de vidro em estrutura metálica, que permitiu a passagem de luz abundante em toda a sala de espera e salas adjacentes. O caminho que liga esses locais é o jardim.
“Todas as salas do térreo da Clínica de Cirurgia Plástica são dotadas de grandes vidros que proporcionam iluminação natural abundante, contribuindo para a economia da energia elétrica. Além disso, no jardim interno, existe uma claraboia, e nos dias mais agradáveis o teto de vidro retrátil automatizado pode ser aberto, trazendo uma atmosfera de tranquilidade e bem estar ao jardim e ambientes adjacentes a ele”, explica Betty.
No projeto de iluminação, foram utilizadas lâmpadas de LEDS, dimers e automação. Já no projeto de paisagismo, um jardim vertical aumenta a sensação de bem estar de quem passa pelo deck de madeira.
Além dos grandes vidros utilizados nas janelas térreas da Clínica de Cirurgia Plástica, foi utilizada madeira no guarda-corpo da rampa de acesso, bem como nos móveis, criando, junto com os tecidos em tons de marrom, cinza e azul, um ambiente sofisticado.
“A sala de espera e recepção é uma biblioteca repleta de livros dos mais variados, e as paredes são quase um museu de arte contemporânea, com obras de arte de grandes artistas brasileiros. A ideia sempre foi criar um décor agradável e atemporal”, finaliza a arquiteta.
Escritório
Termos mais buscados